Prefeitura de Macapá encerra programação do mês do Meio Ambiente com ação na APA da Fazendinha

Para encerrar a programação do Mês do Meio Ambiente da Prefeitura de Macapá, as secretarias municipais realizaram nesta quarta-feira (30) uma ação voltada à limpeza, educação ecológica, plantio de árvores, distribuição de 400 kits de higiene bucal e educação sobre a importância turística da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha. Durante a ação foi realizada ainda a retirada de lixeira viciada localizadas na região portuária do Distrito da Fazendinha.

O local escolhido é um ponto turístico e as equipes de trabalho da Secretaria de Mobilização (Semmopp) identificaram lixeiras viciadas que precisavam ser desfeitas. De acordo com a secretária Rayssa Furlan, a Fazendinha é um local que necessita de atenção constante.

“A partir das visitas realizadas pela nossa Secretaria, identificamos pontos de atenção na região, como a ocorrência de lixeira viciada. Após identificar esses pontos, apresentamos requerimento junto às outras pastas para realizar esta ação que teve, além de limpeza, a distribuição de kits de higiene bucal e plantio de mudas de árvore”, explica a gestora.

Os moradores da APA da Fazendinha também receberam os monitores de turismo da Macapatur. Sandro Nery, monitor de turismo responsável pela ação, informa que o local tem grande potencial. “O nosso trabalho é promover o turismo em nossa cidade e a ação é também uma preparação para receber turistas e visitantes com toda a segurança”, explica.

Responsável pela ação de plantio de árvores e educação ecológica, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Dino Amanajás, explica que o objetivo desta ação é transformar a cidade e levar arborização e o cuidado com meio ambiente para toda a capital.

“Estamos aqui nessa ação para promover a educação ambiental na APA da Fazendinha que tem uma grande importância para Macapá. Realizamos um trabalho de educação ambiental com os moradores para evitar a degradação do meio ambiente”, detalha o secretário.

Em outra frente de trabalho da ação estava a Zeladoria Urbana, que disponibilizou 4 caçambas para realizar a retirada de mais de 20 toneladas de entulho de uma lixeira viciada localizada na área portuária da APA da Fazendinha.

A programação do mês do Meio Ambiente começou com ação realizada na APA do Rio Curiaú, onde foi limpo ainda o Museu do Curiaú. A ação também aconteceu no complexo parque do Jandiá com trabalho de educação ambiental. A ação foi organizada pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Fundação Bioparque da Amazônia e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Lucas Costa e Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social