Prefeitura de Macapá encerra Outubro Rosa com atendimentos na Carreta Saúde da Mulher

Para celebrar o encerramento da Campanha Outubro Rosa 2017, a Prefeitura de Macapá realizou nesta terça-feira, 31, um dia de serviços na Carreta Saúde da Mulher, onde foram disponibilizados a coleta de PCCU; exame clínico das mamas; testes rápidos; consulta ginecológica; verificação de PA, glicemia capilar e peso; palestra sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero; dispensação de preservativos e solicitação de mamografia para as mulheres na faixa etária de rastreamento.

 

Durante todo o mês, o Município de Macapá desenvolveu atividades que reforçaram o combate ao câncer de mama e colo do útero. Foram 425 requisições de mamografia e 300 coletas de PCCU. “Nosso desafio durante este mês foi esclarecer as dúvidas das mulheres e estimular a realização dos exames e hábitos saudáveis na alimentação e prática de atividades físicas, que são importantes aliados na prevenção dos cânceres”, enfatizou a coordenadora de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

 

Na programação, as mulheres participaram de uma palestra sobre a importância da realização do autoexame das mamas como método de prevenção da doença logo no início da idade adulta, se intensificando após os 40 anos. “É um incentivo para que outras mulheres saibam o que têm que fazer e vejam que estamos unidas”, comentou Maria da Penha Porto, 52 anos.

 

Além das atividades de saúde, uma faixa de pedestre e vários pontos da capital, como a Floriano Peixoto, o prédio da prefeitura e mais quatro UBS’s, receberam iluminação em cor rosa, uma prática para que a campanha tenha uma expansão cada vez mais abrangente.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a predisposição genética e os hábitos alimentares não saudáveis, a exemplo do consumo de alimentos processados, assim como o sedentarismo, consumo prolongado de contraceptivos são alguns dos fatores de risco e que contribuem para uma maior incidência de câncer de mama na população feminina.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa