Prefeitura de Macapá empossa novos servidores efetivos da Saúde

Fotos: Cleito Souza

Os 178 novos servidores públicos municipais da saúde foram empossados pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, na manhã desta quarta-feira, 30. O efetivo foi aprovado na terceira chamada do último certame, realizado pela Fundação Carlos Chagas, em 2018.  Após 14 anos sem concurso em Macapá, o Município abriu chamadas em áreas como Assistência Social, Educação e Saúde, onde efetiva nessas áreas um total de 1.203 profissionais. Sendo na Saúde 689; Educação 451 e Assistência Social 63 novos servidores.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, o momento é de agradecimento a todos que ajudaram durante a caminhada e de pedido especial aos novos servidores. “Quando assumi, imaginei que iria fazer concurso público no primeiro ano de mandato. Até que cheguei a lançar um edital e fui impedido pela procuradoria. Seis anos se passaram e hoje conseguimos realizar a terceira chamada para os novos servidores da Saúde, sempre com muita responsabilidade, principalmente para garantir o pagamento em dia dos salários desses profissionais”, destacou. 

Ainda segundo o prefeito, a gestão garantiu os recursos jurídicos junto aos órgãos de controle e financeiros por meio das iniciativas do senador Davi Alcolumbre para dar prosseguimento ao processo. “Pela iniciativa do senador Davi, a quem agradeço o apoio incondicional, conseguimos recursos para dar encaminhamento ao processo que conseguiu créditos extras orçamentários para que os servidores recebam o pagamento de seus salários, com todos os direitos como férias, décimo, pelos próximos doze meses”, ressaltou Clécio.

“Aos novos servidores, peço que venham com o espírito público de servir e que cumpram seu ofício, com o carinho e a dedicação que a população de Macapá merece”, enfatizou o prefeito. Nesta terceira chamada da Saúde, foram disponibilizadas 111 vagas para nível superior, distribuídas nos cargos de assistente social, biomédico, cirurgião dentista, endodontista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, administrador hospitalar e administrador. Já para nível técnico, foram abertas 118 vagas. Os aprovados atuarão nas áreas técnicas de enfermagem, em saúde bucal, em laboratório e nutrição.

No nível superior foram aprovados pelo Município 85 profissionais e 93 em nível técnico, e receberão salários bases que variam de R$ 1.858,81 a mais de R$ 3 mil. Vale ressaltar que os concursos da Saúde e da Educação realizados em 2018 tiveram sua validade prorrogada até janeiro de 2021. Para o mais novo servidor municipal, o cirurgião dentista Edvan Gomes, o momento é a realização de um sonho. “Hoje é a concretização de uma batalha. É o momento que mais busquei. A saúde é uma área que tem muita carência. Espero poder, com minha profissão, contribuir com a população que mais precisa”, contou.

Os novos servidores municipais de Macapá deverão apresentar-se a partir do dia 4 de janeiro de 2021 para exercer suas atividades em um dos 73 equipamentos de saúde entregues pela gestão, como a nova Unidade Básica de Saúde da BR-210 e a Policlínica, entre outros aparelhos localizados no município.

Confira a lista do resultado final aqui: https://macapa.ap.gov.br/concurso-semsa-2018/.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação