Prefeitura de Macapá emite decreto limitando número de pessoas em atividades de campanha eleitoral

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, assinou nesta quinta-feira, 22, o Decreto de nº 3.388/2020, que estabelece as regras que limitam o número de pessoas em atividades de campanha eleitoral. O documento traz regras impostas, como, por exemplo, em caminhadas, bandeiradas e adesivagem estão liberadas até, no máximo, 80 pessoas.

O chefe do Executivo municipal ressalta que, infelizmente, os números de casos de Covid-19 aumentaram nos últimos dias. Então, essas medidas foram tomadas para resguardar a população do aumento da taxa de contaminação. “Infelizmente, diante do aumento de casos de Covid-19 em Macapá, nós acabamos de assinar o decreto que impõe restrições às atividades de campanha eleitoral. Ouvimos o Tribunal Regional Eleitoral, os Ministérios Públicos Estadual e Federal. Nós não podemos proibir essas atividades, porque seria ilegal, mas podemos restringir e disciplinar”, pondera. 

“Em linhas gerais, nós estamos impondo regras para os eventos abertos, por exemplo, em caminhadas, bandeiradas e adesivagem estão liberadas 80 pessoas. Confiram todas as informações no nosso decreto e nos primeiros sintomas procurem nossas UBS’s vocacionadas, como a Lélio Silva, Álvaro Corrêa e a Covid Santa Inês”, frisa o prefeito.

O decreto recomenda que:

Caminhadas, com número máximo de 80 (oitenta) participantes, respeitando os protocolos de combate à Covid-19, tais como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes de 1,5 m (um metro e meio); bandeiradas, com número máximo de 80 (oitenta) participantes, respeitando os protocolos de combate à Covid-19, tais como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes de 1,5 m (um metro e meio); adesivagem, com número máximo de 80 (oitenta) participantes, respeitando os protocolos de combate à Covid-19, tais como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes de 1,5 m (um metro e meio).

Entre outras medidas e critérios, reuniões fechadas e abertas também devem obedecer às regras do decreto. Todas as orientações sobre as regras de atividades da campanha eleitoral estão no decreto e podem ser acessadas pelo link: https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos/.

Quando devo procurar uma UBS:

Se você possui sintomas como dor de garganta, febre alta, tosse seca, diarreia, coriza, entre outros, procure uma das unidades vocacionadas ao atendimento de pacientes da Covid-19. Em Macapá a população pode buscar os serviços nas UBSs Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Unidade de Saúde Covid, no Santa Inês, esse serviço funciona 24 horas por dia.

Se você não possui nenhum sintoma da Covid-19 e quer saber se está acometido ou teve contato com o vírus, procure o serviço que é ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB; e no laboratório móvel da Carreta de Saúde, localizado na praça da rodovia do Curiaú. O atendimento é exclusivo para pessoas que não possuem sintomas da Covid-19.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Lilian Monteiro

Coordenadora de Jornalismo e Imprensa da Prefeitura de Macapá