Prefeitura de Macapá elimina lixeira viciada e população volta jogar lixo no local

Desde o início deste ano que a Prefeitura de Macapá tem intensificado diariamente os serviços de limpeza e eliminação de lixeiras viciadas em toda a capital. De janeiro a 30 de março, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) catalogou mais de 180 pontos de lixeira em toda a cidade. Até o momento, em média 75 deles já foram limpos e em pelo menos 30 a população voltou a jogar lixo.

 

A eliminação dessas lixeiras viciadas tem sido uma das principais metas do Município, que diariamente trabalha para impedir a formação de novos pontos. Durante vistoria, foi constatada a imprudência e o descaso de uma parcela da população que, mesmo após a retirada do entulho, voltou a jogar lixo, dando início novamente a novos pontos de lixeira viciada, a exemplo da orla do bairro Cidade Nova, Vila das Oliveiras e Pedrinhas.

 

Seu Manoel dos Santos se diz revoltado com a situação. “Aqui próximo ao canal do Jandiá, o caso é muito complicado. Há 28 anos moro neste local e nunca conseguimos resolver esse problema. Constantemente, minha mulher briga comigo porque chamo a atenção dos vizinhos para não jogarem e nem deixarem ninguém jogar lixo aqui, mas eles não ligam, jogam mesmo e ainda dizem que é obrigação da prefeitura limpar, e que não estão nem aí”.

 

No Cidade Nova, a situação não é muito diferente. No dia 21 de fevereiro, a prefeitura retirou de um ponto 40 toneladas de entulho. Na manhã desta quinta-feira, 30, o local já estava cheio de lixo, se transformando novamente em lixeira viciada. Para a vendedora de açaí Geisa do Carmo, a falta de compromisso dos próprios moradores acaba gerando esse tipo de problema, afetando principalmente a saúde da comunidade. “Essa situação é injusta para nós mesmos que moramos aqui. Eles limpam os quintais e, por não ter onde jogar o lixo, despejam aí na orla”.

 

Segundo dados da Semur, a reincidência desses casos ainda é grande em alguns bairros da capital. Mesmo limpando e orientando os moradores, esse tipo de situação continua acontecendo. “A equipe de fiscalização está diariamente nas ruas, verificando e identificando esses pontos, buscando orientar a população quanto ao descarte correto desse material, além de identificar os responsáveis pelo despejo irregular, para que sejam responsabilizados dentro do que rege os artigos da Lei Complementar 054/08, que prevê notificação e multa”, explica o secretário municipal de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa.

 

A população deve ajudar a prefeitura a combater essas irregularidades, por meio do Disk Denúncia (99147-1050).

 

Karla Marques

Assessora de Comunicação/Semur