Prefeitura de Macapá é parceira da 2ª Edição do Expodog Show

Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde esteve presente e exibiu as Unidades Veterinárias de Atendimento do Castramóvel Itinerante e equipamentos utilizados no Hospital Municipal Veterinário

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Evento ocorreu na Praça Floriano Peixoto e teve como público-alvo criadores de cães de todas as raças e comunidades em geral | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

No dia do Veterinário, comemorado neste sábado (9), um grupo de mais de 50 empresas parceiras promoveu o maior evento da causa animal, em Macapá: a 2ª Edição do Expodog Show, na Praça Floriano Peixoto. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), foi parceira da ação.

Segundo a organização Macapá Kennel Clube, o propósito da ação foi fomentar e fortalecer o segmento na capital. Público-alvo são criadores de cães de todas as raças e comunidades em geral.

Teve sorteios de brindes; 2º Ciclo de palestras do Conselho de Veterinária para acadêmicos de Medicina Veterinária e médicos Veterinários; exposição de cães; adoção de pets; praça de alimentação e feira pet com empresas do segmento. Neste último, as companhias parceiras, divididas entre clínicas, distribuidoras e pet shops, exibiram e venderam produtos ao público.

No evento, a Vigilância em Saúde exibiu as duas Unidades Veterinárias de Atendimento do Castramóvel Itinerante e equipamentos utilizados no Hospital Veterinário.

“Tivemos a oportunidade de mostrar os serviços e as políticas públicas oferecidas para os animais de Macapá. A Prefeitura intensifica cada vez mais essas ações, pois, a gestão municipal determina que o bem-estar animal seja uma das nossas prioridades. Divulgar esses serviços é sinônimo de conhecimento e prestação de contas à população”, ressalta o titular da SMVS, Gilmar Domingues.

A coordenadora de Saúde, Proteção e Defesa Animal, Flávia Lima, enfatizou os equipamentos apresentados no Hospital. “Foram expostos aparelhos de ultrassom, de eletrocardiograma, de raio-x, de anestesia inalatória, foco cirúrgico, mesa cirúrgica, monitor multiparamétrico e mesa de procedimento”, explica.

“É mais uma ação de coração em que a Prefeitura de Macapá está presente. A gestão se preocupa e se integra para apoiar este evento tão importante voltado à causa animal”, frisou a diretora-presidente do MacapaTur, Leda Sadala.

Na batalha de groomers, jurados elegeram o melhor tosador de Macapá. Os três primeiros colocados ganharam premiações e os pet shops que os indicaram receberam premiação em dinheiro, revertida em produtos de banho e tosa para os estabelecimentos.

A empreendedora do segmento animal, Ellen Costa, levou a cachorra Ariele. Para ela, a ação demonstra que a causa animal cresce na capital. Segundo Costa, a exposição fortalece o setor, movimenta a economia e ajuda todos os comerciantes.

Carlos Daniel, é tutor da Kale, de quatro anos, da raça American Pit Bull Terrier. O estudante de Medicina Veterinária treinou a cadela para participar das competições realizadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), na 2ª Edição do Expodog Show. Ele avaliou a iniciativa.

“É muito importante porque prestigia os amantes de cães e os próprios animais. Aguardamos sempre que tenha mais eventos desse porte para valorizar e garantir que pessoas do ramo acompanhem. Na competição, a expectativa é que minha cachorra ganhe, pois, passamos por bons momentos de preparação”, disse.

Nas pistas de julgamento, árbitros da CBKC vindos de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande do Sul (RS) também elegeram o melhor cão de cada raça, bem como julgaram o melhor cão da exposição.

| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM