Skip to content

Prefeitura de Macapá e associação de moradores discutem novos atendimentos na UBS Congós

Entre as propostas apresentadas está a transformação em UBS referência para atenção básica

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Reunião entre Prefeitura de Macapá e moradores do bairro Congós | Foto: Júnior Dantas/PMM

Nesta sexta-feira (4), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, atendeu os moradores e lideranças comunitárias do bairro Congós para discutir a readequação dos atendimentos realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona sul da capital. Desde quarta-feira (2), a UBS atua em um novo fluxo, deixando de ser urgência e emergência e voltando a ofertar serviços da atenção primária.

Entre as propostas apresentadas pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, está a transformação da UBS em uma unidade modelo para a Atenção Básica, com a oferta de uma série de novos serviços de saúde.

“Nossa proposta é transformá-la em referência para pré-natal, tratamentos de diabetes, Infecções Sexualmente Transmissíveis, hipertensão, pediatria, vacinação, Estratégia Saúde da Família. Também queremos implantar o projeto piloto para realização dos testes do olhinho, orelhinha, coração de demais exames”, explica o prefeito.

Na avaliação da presidente da Associação de Moradores do Bairro Congós, Mara Menescal, o diálogo entre a Prefeitura de Macapá e as lideranças é fundamental para o avanço da disponibilização dos serviços de saúde.

“Nossa UBS já foi referência e agora foi apresentada a proposta de trazer melhorias para unidade. Recebemos essa iniciativa com gratidão e esperamos que tudo seja implantado o mais rápido possível”, destaca Mara.

Ao fim da reunião foi montada uma comissão com representantes da gestão municipal e das lideranças do Congós para discutir as possibilidades de readequação do modelo de atendimento na UBS do bairro.

Mais especialidades
Com a mudança, a UBS Congós ampliou o quadro de servidores com a entrada de novos especialistas, o que possibilitou a oferta de consultas pediátricas, ginecologistas e obstetras para a comunidade.

Na unidade é possível receber também atendimentos com clínico geral, odontólogo, nutricionista, psicólogo e exames de enfermagem, assim como pré-natal, PCCU, planejamento familiar e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.