Prefeitura de Macapá doa 4 mil mudas de açaí para agricultores de São Joaquim do Pacuí

40 famílias da região foram contempladas com a doação realizada pela Prefeitura de Macapá, em parceria com a Escola Família Agrícola

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

No distrito de São Joaquim do Pacuí, zona rural de Macapá, alunos da Escola Família Agrícola desenvolvem, por meio da educação rural, diversas atividades que colaboram para o desenvolvimento da comunidade, como o extrativismo, piscicultura, pecuária e a agricultura. Das plantações feitas pela escola, destacam-se as mudas de açaí, as quais mais de 20 mil foram cultivadas com o apoio da Prefeitura de Macapá.

A diretora da instituição de ensino, Bianca Rigamonti, explica que os alunos aprendem a cultivar e a cuidar das plantações e dos animais que têm na escola. “Esse trabalho é fundamental para eles, pois com a prática, vão conseguir ajudar seus familiares e a comunidade a desenvolverem melhor a produção agrícola da região”.

E é para incentivar o cultivo do açaí no distrito, que a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a escola agrícola, doou 4 mil mudas para 40 famílias que trabalham com a produção agrícola na região. Para o secretário da pasta, Eduardo Fleury, o plantio contribui tanto para o consumo local quanto para o aumento da renda familiar dos pequenos agricultores.

“Foram entregues 100 mudas por família, por meio dessa iniciativa de incentivo à produção de alimentos para geração de renda e fortalecimento da economia, visto que São Joaquim do Pacuí é um polo agrícola de Macapá. Por isso começamos por aqui e vamos fazer doações em outros distritos também. ” Destacou o secretário.

Produtora rural, Antônia Regina trabalha há quatro anos com a plantação de mandioca e hortaliças – principais vocações econômicas agrícolas na região – e agora, com as mudas de açaí, ela aposta no aumento da renda familiar.

“Essa doação veio numa boa hora, porque é uma oportunidade de aumentar a nossa renda familiar. Estamos tendo o incentivo do prefeito Furlan, através da Secretaria de Agricultura, para que a gente possa ajudar a nossa comunidade por meio da nossa produção”, ressaltou a agricultora.

Na escola agrícola também são desenvolvidos outros projetos no setor primário, todos voltados à sustentabilidade dos moradores, a profissionalizar os estudantes que, em sua maioria são filhos daquele lugar e de áreas ribeirinhas próximas.

Lá, por exemplo, desde 2021, é desenvolvido o Proaves, um programa de criação de aves que vai ajuda na alimentação de alunos da rede municipal de ensino. Já são mais de mil animais, entre galinhas poedeiras, criadas para produção de ovos, e frangos do tipo caipira, para fornecimento de carne.