Skip to content

Prefeitura de Macapá disponibiliza tratamento para tuberculose na rede municipal de saúde

O tratamento da doença é feito mediante uso de medicações específicas.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Exame que identifica a doença é ofertado na UBS Perpétuo Socorro | Foto: Abel Neto/PMM

O dia 24 de março foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para marcar o combate a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro. Em Macapá, a rede de atenção primária à saúde dispõe de medicamentos para o tratamento e exame para detecção da doença.

A chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Flávia Mota, diz que quanto mais cedo o diagnóstico for realizado e, consequentemente, for iniciado o tratamento, as chances de agravamento, hospitalização e óbito do paciente diminuem “Todas as Unidades Básicas de Saúde [UBSs] do município oferecem medicamentos para o tratamento da tuberculose e na unidade Perpétuo Socorro, temos o exame que identifica a doença”, destaca.

Rede municipal de saúde oferta tratamento para tuberculose | Foto: Abel Neto/PMM

A Prova Tuberculínica (PPD) é o exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela Mycobacterium tuberculosis e, assim, auxiliar o diagnóstico da doença.

“Normalmente esse exame é feito em pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela bactéria, mesmo que não apresentem sintomas da doença, devido à suspeita de uma infecção latente pela tuberculose, quando a bactéria está instalada, mas ainda não provocou a doença”, completa.

Sinais e sintomas mais frequentes
Entre os sintomas frequentes da tuberculose está a tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, que pode evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa, geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão.

Tratamento
O tratamento da doença é feito mediante uso de medicações específicas e é fundamental o acompanhamento médico durante este período. Ao identificar os sintomas o paciente deve se dirigir imediatamente a uma UBS e relatar a condição de saúde suspeita.

Transmissão
A transmissão ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis, que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

Serviço
O PDD, exame que identifica a doença, está disponível na UBS Perpétuo Socorro e pode ser feito as segundas-feiras, das 8h às 12h. Para isso é necessário apresentar o RG, CPF e Cartão do SUS.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde