Prefeitura de Macapá dá início à IV Conferência de Igualdade Racial

O Município de Macapá promove a IV Conferência Municipal de Igualdade Racial, que este ano aborta o tema O Brasil na década dos afrodescendentes: Igualdade, Justiça e Desenvolvimento. A abertura aconteceu na noite de quinta-feira, 28, no quilombo do Curiaú, e contou com palestra da representante do Conselho Municipal das Comunidades Negras de Salvador, professora Eliane Boa Morte do Carmo.

Até esta sexta-feira, 29, quando encerra a conferência, participantes debaterão diversos temas, divididos em eixo estratégicos, como Educação e Cultura, além de discutir políticas públicas e o Plano Municipal de Igualdade Racial de Macapá.

O prefeito Clécio Luís participou da solenidade de abertura e criticou o fato do tema ainda ser desafiador para o entendimento da sociedade.  “Hoje em dia, em nossos parlamentos, onde deveriam ser os ambientes mais democráticos, responsáveis em ressoar mais fortemente essa pluralidade do povo brasileiro, infelizmente, presenciamos um movimento contrário. Muitas vezes, são de lá que saem as falas mais grosseiras quanto aos movimentos sociais e de nossas minorias”.

A professora Eliane Boa Morte do Carmo foi a palestrante convidada para o evento. Ela considera que a discussão sobre a igualdade racial deve ser uma prática diária. “A conferência nos proporciona união de pessoas em torno de uma temática, dos problemas que persistem e propor soluções para estes. Mas, a discussão racial não pode ser definida por um momento, ela tem de ser constante, todos os dias, planejada, pensada e, para mim, muito importante que seja fomentada na escola, na educação”.

Participaram ainda do encontro o deputado estadual Paulo Lemos; Neucirene Almeida, representante da deputada estadual Cristina Almeida; o vereador Rinaldo Martins; as representantes das religiões de Matrizes Africanas e das comunidades quilombolas e tradicionais, Mãe Nina e professora Rita, respectivamente; o presidente da União dos Negros do Amapá, Iuri Soledade; o vice-presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Willy Miranda e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maykon Magalhães.

As atividades desta sexta-feira acontecem até o fim da tarde, na Escola Estadual José Bonifácio, no Curiaú.

Assessoria de Comunicação/PMM