Prefeitura de Macapá conhece modelo de empreendimento que oferece turismo ecológico e de bioeconomia

Flor de Samaúma atrai turistas com tour por trilhas, passeios de barco e degustação de produtos derivados do açaí.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Prefeito Dr. Furlan conheceu empreendimento voltado para o ecoturismo em Macapá | Foto: Viviane Monteiro

A Prefeitura de Macapá vem acompanhando iniciativas que reforçam a prática do ecoturismo na capital, uma delas é o Flor de Samaúma, que oferece serviços voltados para as potencialidades naturais que podem ser encontradas na área urbana.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Benício Pontes, realizaram na segunda-feira (14), uma visita técnica ao empreendimento. O convite foi feito pelo ex-senador João Capiberibe.

A empresa oferece passeio de catamarã até a foz do rio Amazonas, degustação de produtos derivados do açaí e trilha ecológica com mapeamento de árvores nativas de floresta de várzea, como as centenárias Samaúmas, que podem ser visitas num percurso de aproximadamente 600 metros da comunidade de remanescentes quilombolas do Curiaú.

“Estamos visitando um belo empreendimento no Curiaú, que fica dentro da nossa cidade, que alia estratégias de ecoturismo, além de produtos derivados de açaí e trilha ecológica. Com certeza faremos parcerias, através da MacapaTur, para que o ecoturismo seja reforçado e difundido em todo estado”, reforça o prefeito.

Prefeitura de Macapá desenvolve o Plano Municipal de Turismo | Foto: Viviane Monteiro

A MacapaTur realizou em 2021 o “1° Rolê Distrital no Maruanum e Pacuí’ com conceito de ecoturismo e estimulando a comunidade a comercializar os produtos da própria região, além de esporte aquático para contemplação da natureza.

A atividade já faz parte do plano municipal de turismo. O Instituto busca agregar parceiros para estimular o turismo na capital.

“A Flor da Samaúma é o modelo de turismo ecológico que tentamos implantar aqui na cidade e esse é nosso principal mote, turismo que respeita a natureza e que mostra o que mais temos de belo, a floresta Amazônica. A ideia é difundir o turismo ecológico que temos em Macapá, para que turistas e nativos conheçam as belezas que temos”, ressalta o diretor presidente da MacapaTur.