Prefeitura de Macapá chega pela quarta vez ao 1º lugar no ranking da Open Knowledge Brasil na transparência dos dados epidemiológicos

Macapá chega pela quarta vez ao primeiro lugar no ranking feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR) como a capital brasileira com o melhor índice de transparência na qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo Coronavírus, publicados em seus portais oficiais. Nesta quarta avaliação da Open Knowledge Brasil (https://transparenciacovid19.ok.org.br/), foram analisados os dados que são divulgados em relação à pandemia, gráficos, boletins, acesso e qualidade da informação.

O resultado indica que Macapá é a capital, junto com Manaus, que melhor divulga os dados epidemiológicos da pandemia, com os boletins atualizados com o número de contaminados e de exames, dados sobre atendimentos, taxa de isolamento, gráficos e outros que qualquer pessoa pode pesquisar no Portal da Transparência (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/).

A equipe responsável pelo portal busca sempre melhorar as informações, com mais dados, gráficos mais detalhados, índice de isolamento; os boletins passaram, além dos casos de contaminados, óbitos e internados. Hoje é divulgado também o número de consultas, receitas e testes feitos nos Centros de Covid-19, das Unidades Básicas de Saúde do município.

“Apenas Macapá e Manaus foram as capitais que se mantiveram em primeiro lugar, com quatro melhores pontuações. Esse é um resultado da qualidade na divulgação dos dados sobre o combate à Covid-19. A prefeitura vem sempre divulgando os boletins diários, além de manter o portal com todos os dados epidemiológicos, com os números confirmados de contaminados, suspeitas, exames, número por bairros, quantas consultas e medicação foram feitas nas unidades de saúde do município”, pontua o ouvidor-geral, Magdiel Ayres.

Para o prefeito Clécio Luís, o portal da transparência é também uma forma de responsabilidade social. “Mantemos a sociedade informada, sempre divulgando todas as informações da doença, como forma de alerta e com o objetivo de ter a colaboração de todos no combate à essa doença. Acreditamos que a transparência é a melhor forma de esclarecer e ajudar a população”, destaca.

O Portal Transparência integra várias áreas da prefeitura, como Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, responsáveis pelo Portal Covid-19, tem também a Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria Geral e a Secretaria Municipal de Comunicação, que trabalham com o fluxo de informação, mantendo a população informada sobre a pandemia.

Macapá é a capital que vem se destacando na transparência no Brasil e alcançando os primeiros lugares nos rankings da Open Knowledge Brasil (OKBR), em dados epidemiológicos, com o ranking da Transparência Internacional, em relação à divulgação dos Contratos Emergenciais no período de pandemia.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação