Prefeitura de Macapá celebra parceria com a ONG Junior Achievement Amapá para capacitar jovens

Nesta quinta-feira (20) a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), em parceria com a ONG Junior Achievement Amapá, deu início ao programa de capacitação voltado para jovens denominado ‘O Futuro do Trabalho’. O curso é o início da celebração de parceria entre a ONG e a gestão municipal e tem como objetivo habilitar jovens para o mercado de trabalho. Para iniciar, 320 jovens serão capacitados e novas turmas do curso serão criadas.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, falou da importância de capacitar e dar oportunidades aos jovens da capital. “Hoje estamos entregando para a sociedade um curso que promove o desenvolvimento do jovem e com esses conhecimentos ele poderá buscar seu lugar no mercado de trabalho. Cursos como esse, em parceria com a Junior Achievement, são fundamentais para que os nossos jovens possam crescer e transformem sua realidade”, declara.

Presente no evento de lançamento do curso e da parceria, o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes, é apoiador da ONG e grande incentivador da capacitação de jovens para o mercado de trabalho. “Conheço o trabalho da Junior Achievement há mais de 18 anos e sei que esse trabalho é fundamental na vida de nossos jovens. A Prefeitura de Macapá, ao acolher as pessoas para esse curso, está capacitando o jovem sobre desenvolvimento financeiro, empreendedorismo e mercado de trabalho”, conclama.

O secretário Municipal de Direitos Humanos ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude (Comjuv), e destaca que os jovens são o futuro. “A nossa coordenação está realizando um trabalho fundamental para capacitar os nossos jovens e essa parceria foi buscada pela Comjuv com o objetivo de fomentar habilidades nesses jovens, eles são o futuro. O Futuro do Trabalho é um programa que apresentará o impacto da 4ª Revolução Industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho”, ressalta.

De acordo com o chefe de Divisão de Programação de Políticas para Juventude, Marcelo Carvalho, os jovens terão destaque no mercado de trabalho a partir do programa. “Em conjunto com a ONG Junior Achievement vamos oportunizar aos jovens habilidades e competências para que eles possam conquistar vagas de trabalho em um mercado cada dia mais concorrido. Há dois anos eu estava na periferia e por causa de cursos profissionalizantes estou capacitado”, pronuncia.

Nazaré da Silva Ataíde, gerente executiva da Junior Achievement Amapá, explica que a missão da ONG é desenvolver habilidades técnicas e emocionais nos jovens para o mercado de trabalho. “Hoje estamos celebrando esta importante parceria com a Prefeitura de Macapá para capacitar nossos jovens, especialmente os que estão em vulnerabilidade social. Nosso objetivo é preparar os alunos com as ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter um emprego em setores com carreiras de alto crescimento”, explica

Neste primeiro momento 320 alunos receberão treinamento em três áreas de conhecimento. O curso é on-line, coordenado pela Júnior Achievement e tem carga horaria total de 9 horas. O programa prevê a abertura de novas turmas conforme a conclusão deste primeiro grupo.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social