Prefeitura de Macapá celebra Dia Internacional do Farmacêutico com avanços e homenagens

Teve dinâmicas com entrega de brindes e apresentação sobre a importância dos trabalhos das equipes de farmacêuticos na atenção básica

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Macapá, são em média 60 profissionais farmacêuticos atuando na rede I Foto: Anselmo Wanzeller/PMM

Em encontro realizado nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), celebrou o Dia Internacional do Farmacêutico com homenagens e destaque aos avanços realizados no setor.

Conforme a coordenadora de assistência farmacêutica do município, Nathália Piedade, o farmacêutico é responsável por organizar e garantir o abastecimento da farmácia e demais setores internos das unidades de saúde do município de Macapá.

“Os farmacêuticos têm um papel importante na rede municipal de saúde. São profissionais que garantem a manutenção e funcionamento dos serviços como, insumos para vacinação, laboratório, odontologia, salas de coleta, entre outros serviços”, enumerou Nathália.

Em Macapá, são em média 60 profissionais farmacêuticos atuando na rede, desde a aquisição, programação, recebimento, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e insumos utilizados dentro das unidades de saúde.

A farmacêutica, Mariani Picanço, destacou que o profissional é um gestor do setor. “O farmacêutico desenvolve um papel muito importante, ele realiza o controle de estoque, pois suas funções dentro das unidades de saúde requerem acompanhamento direto, evitando o desabastecimento e excessos” enfatizou Mariani.

Durante o encontro, teve dinâmicas com entrega de brindes e apresentação sobre a importância dos trabalhos das equipes de farmacêuticos na atenção básica de Macapá.

Maria Cátia Gonçalves, farmacêutica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubim Aronovitch, foi uma das homenageadas, para ela, o evento foi um gesto de mostrar a importância do profissional, além de confraternizar. “Agradeço pela homenagem, pois são eventos como esses que mostram o quanto somos importantes, são gestos que levamos para toda a vida”, declarou.

Avanços

A atual gestão iniciou o uso pleno do Sistema Hórus, após organizar e inventariar o estoque.

O sistema ajuda na identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação. Rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados. Agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições.

A Assistência Farmacêutica realiza, além da distribuição e logística, o controle dos medicamentos, insumos e correlatos usados nas UBSs.

Fotos: Anselmo Wanzeller/PMM