Prefeitura de Macapá celebra 266 anos da cidade com eventos culturais, esportivos e religiosos neste final de semana (3) e (4) de fevereiro

Programação inclui dança, capoeira, artes, corrida de rua, maratona esportiva, missa, corte do bolo, encontro das bandeiras, inauguração de praça, kitesurfe no Rio Amazonas e show nacional do Pixote

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Praça Floriano Peixoto | Foto: Bruno Nascimento/PMM

A cidade de Macapá completa 266 anos neste domingo (4) e a Prefeitura preparou uma série de eventos para presentear a população. A programação inclui dança, capoeira, artes, corrida de rua, maratona esportiva, missa, corte do bolo, encontro das bandeiras, inauguração de praça, kitesurfe no Rio Amazonas e show nacional do Pixote.

No sábado (3), o Mercado Central será palco de duas atrações: Dança, Capoeira e Artes, às 17h, e o Circuito Brega Macapá, às 19h, com a participação de vários artistas locais e nacionais.

No domingo (4), a partir das 6h, acontece a Corrida de Rua, com mais de duas mil pessoas participando, que percorrerão 7 km com saída do Complexo do Araxá.

Além da corrida, o domingo terá 28 atividades esportivas durante 18 horas, com início às 0h, envolvendo modalidades como skate, bike cross, patins, ciclismo, futvolei, futlama, handebol, hand beach, voleibol de quadra, beach tênis, futebol de areia, crossfit e powerlifting, entre outras. As competições ocorrerão no Complexo Esportivo Glicério Marques, Complexo do Araxá, Mercado Central e na orla do Santa Inês.

O aniversário da cidade também terá um momento de fé e religiosidade com a tradicional Missa em Ação de Graças na Catedral São José, no Centro da cidade, a partir das 8h. Após a missa, do lado de fora da igreja, acontece o Encontro das Bandeiras do Marabaixo, com a participação de representantes de diferentes grupos e famílias tradicionais ao som dos tambores e ladrões de Marabaixo.

Para comemorar 266 anos, o aniversário da cidade terá bolo de 50 metros. O corte e os parabéns à capital amapaense acontecem no fim da manhã do domingo (4), do lado de fora da Catedral de São José.

Um novo espaço público foi construído em homenagem aos povos indígenas, negro, cabloco e ribeirinho na Rodovia Josmar Chaves Pinto, na área próxima ao Marco Zero do Equador e ao Parque do Meio do Mundo (em obra). A Praça Povos do Meio do Mundo será inaugurada no domingo (4), às 11h, com apresentação dos grupos de marabaixo.

Neste ano, o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) traz uma modalidade para os amantes do turismo de aventura com kitesurfe, o Downwind Macapá. O evento tem parceria com a Associação de Velejadores do Amapá (Avap) e acontece no domingo (4) na orla do Rio Amazonas, Canal do Jandiá, das 14h às 18h.

Para fechar o aniversário da cidade com chave de ouro, a Praça do Barão terá show nacional do grupo de samba e pagode Pixote que traz marcos da carreira, como “Nem de Graça”, “Mande um Sinal” e “Insegurança”. O Pixote sobe ao palco às 22h. A programação tem início às 19h e conta a apresentação dos grupos locais Papo Reto e Kinzinho e Banda, e DJ Pablo Sales.

Evento no distrito

No domingo (4), a partir das 18h, terá uma programação especial para os moradores das áreas mais distantes da região urbana de Macapá. O evento para comemorar 266 de Macapá será na praça São Joaquim do Pacuí, distrito de Pacuí, com shows musicais de Dj Cley Mix, JR dos Teclados, Rafa Sayonara, Cley Sam e Banda, Nice Sales, Beto 7 cordas, Mauro Cotta.