Prefeitura de Macapá capacita professores da Educação de Jovens e Adultos em métodos de ensino empreendedor

Mais de 100 professores participam da formação, que segue ao longo da semana.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 100 professores participam da capacitação ao longo desta semana | Foto: Léo Nilo/PMM

Mais de 100 professores municipais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Macapá estão sendo capacitados sobre métodos de ensino empreendedor. A formação é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) e acontece ao longo desta semana na escola municipal Eunice das Chagas.

O objetivo do curso é levar para a sala de aula conceitos de gestão e planejamento, além de ensinar aos professores conteúdos de empreendedorismo, para que eles difundam esses conhecimentos obtidos com os estudantes. 

Para a professora Rosana Martins, que atua na escola municipal Valmito Brazão, a capacitação será de grande utilidade pois leva uma dinâmica diferente para dentro de sala, que envolve mais a faixa etária de jovens e adultos.

“São técnicas inovadoras que vêm ajudar a gente com dinâmicas e estratégias para dinamizar as nossas aulas através do empreendedorismo. Os estudantes se envolvem bastante porque para eles fica bem clara a relação da teoria com a prática”, relata a professora.

Além desta capacitação, a Prefeitura de Macapá planeja realizar uma feira empreendedora com os estudantes da EJA, ainda este ano, como ressalta a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Carla Menezes.

“É importante trabalhar conceitos de empreendedorismo nas turmas de EJA porque é uma faixa etária que tem outra vivência. A feira empreendedora vai reunir estudantes de todas as 16 escolas com turmas na modalidade e será aberta para todo o público prestigiar essa iniciativa”, explica Carla.

A educação empreendedora ensina conceitos de planejamento e gestão de negócios, que são de grande importância para os jovens e adultos da rede municipal, que estão entrando ou já estão inseridos no mercado de trabalho. Com esses conhecimentos, esta população pode encontrar ou fortalecer suas fontes de renda.

A gestora do programa de educação empreendedora do Sebrae, Marília Correia, explica que o curso visa despertar a postura criativa e proativa dos professores e, indiretamente, dos estudantes da EJA, por meio do ensinamento de conceitos de planejamento e gestão de negócios para o público que está entrando ou já está inserido no mercado de trabalho.

“O programa oferta um conteúdo de empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades, para que já comece no professor essa nova postura. Aqui, o professor conhece a metodologia e multiplica esse conteúdo com o aluno”, afirma Marília.

Marília Correia, gestora do programa de educação empreendedora | Foto: Léo Nilo/PMM

Ao todo, 16 escolas da rede municipal de ensino contam com turmas do EJA, atendendo mais de 1,5 mil estudantes. As aulas acontecem no turno da noite e as matrículas ocorrem ao longo do ano na secretaria das próprias escolas.

Esta modalidade de ensino é voltada para pessoas acima de 15 anos que não completaram os estudos na idade recomendada. Dessa forma, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de concluir o ensino fundamental.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.