Prefeitura de Macapá beneficia agricultores com construção de tanques de peixes por meio do Projeto Peixe Vivo

A Prefeitura de Macapá retoma as atividades do Projeto Peixe Vivo, iniciado em 2013 pelo Departamento de Piscicultura, com o objetivo de promover o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, por meio do fomento e incentivo da produção e comercialização de peixe em tanque escavado. Com o início dos trabalhos em algumas comunidades, o prefeito Clécio Luís e o secretário de Agricultura de Macapá, Richardson Régio, acompanharam de perto na tarde desta sexta-feira, 31, no distrito de São Joaquim do Pacuí, a realização de escavação de terra para a construção do terceiro tanque de peixe na localidade.

O Peixe Vivo é bastante conhecido na capital por oferecer peixes de qualidade nas feiras de Macapá, principalmente durante a Semana Santa. Mas o que pouco se sabe pela população é como o projeto é desenvolvido e como a prefeitura tem um papel fundamental na produção e comercialização do peixe. Em Macapá, a piscicultura tem crescido, devido ao incentivo do Município, que possibilita ao pequeno agricultor a escavação de tanques, a capacitação e a doação de 1,5 mil unidades de alevinos para o povoamento das unidades de tanques das famílias atendidas.

É importante ressaltar que os técnicos da Secretaria de Agricultura de Macapá acompanham todas as fases de produção do projeto e, quando o peixe chega no momento de comercialização, a prefeitura realiza o descarte e o transporte do pescado vivo do local da produção até as ações itinerantes – Feira do Peixe Vivo e Feira Verde.

Durante a visita, o prefeito Clécio e o secretário Richardson interagiram com a comunidade local, salientando sobre a importância dos trabalhos realizados em parceria com a prefeitura. Atualmente, o número de famílias beneficiadas pelo projeto é de 184 e, desde a sua implantação, já foram realizadas cerca de 59 feiras itinerantes, beneficiando em média 800 consumidores por cada dia de feira.

“O Peixe Vivo é um sucesso. Muito bom para a população e incentiva a produção. Lucros para os agricultores e piscicultores, e economia, em tempos de crise, na mesa do consumidor. Esse projeto existe desde 2013. Desenvolvemos não somente o Peixe Vivo, mas a feira, que é parte do ‘Cinturão Verde’, e toda a sua diversidade de produtos”, pontuou o prefeito.

O secretário Richardson Régio explicou que para participar do projeto o agricultor deve procurar a secretaria e realizar um cadastro. Dessa forma, iniciará um processo administrativo e os técnicos irão até o local para avaliar se atende aos requisitos. “A Prefeitura de Macapá custeia todos os gastos com a implantação do tanque de peixes, a capacitação e o transporte para a comercialização nas feiras de Macapá por meio do Projeto Peixe Vivo”, conclui.

Como o Projeto Peixe Vivo é executado

Antes de construir um tanque, deve-se obter a licença ambiental. Os técnicos vão até o local para avaliar a topografia do terreno e o tipo de solo onde será implantado, bem como fazer a análise da água que o abastecerá. Os formatos de viveiros escavados no solo são os mais comuns e utilizados, pois facilitam o manejo e bem-estar dos peixes. Não podem ser pequenos, o tanque deve medir 2.250 m³ em cada unidade do projeto implantado.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cristiane Mareco

Assessora de comunicação