Prefeitura de Macapá avança na construção do Lacen Municipal

A obra do Laboratório Central de Macapá (Lacen) avança e já contabiliza cerca de 20% dos serviços iniciais concluídos. Nessa etapa são executadas a preparação e fundação do terreno. Posteriormente serão realizadas as instalações complementares que incluem as redes elétricas e hidráulicas.

“Apesar do período chuvoso, o cronograma de entrega não foi comprometido. A obra foi planejada para entrega em 180 dias, e nós já temos pelo menos 30 dias de trabalho”, disse o secretário municipal de Obras, Otávio Fonseca.

Além de ser o principal ponto de coleta de material biológico, o equipamento de saúde irá atender toda a demanda laboratorial das unidades municipais de saúde. O prédio terá quatro boxes de coleta, sala de triagem, laboratórios de urinálise, microbiologia, parasitologia e hematologia.

A execução da obra será dividida em duas etapas. A primeira será a construção dos ambientes indispensáveis para o funcionamento do laboratório como setor administrativo, vestiários, recepção e banheiros. A segunda, a construção do auditório, copa, sala de estar para equipe e depósito para suprimentos e resíduos.

Recursos
A execução da obra é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e custará R$3.435,584,27. Deste recurso, R$3.217,506,00 são fruto de emenda do Senador Davi Alcolumbre (DEM), por meio de um convênio com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, e R $218.078,27 fazem parte da contrapartida do Município.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Obras