Prefeitura de Macapá apoia realização do 2º Festival Cantando Marabaixo

A Prefeitura de Macapá apoiou a realização do 2º Festival Cantando Marabaixo, que aconteceu no fim de semana. O objetivo do evento foi apresentar a musicalidade do Marabaixo para os estudantes de escolas públicas e incentivar a produção de músicas inéditas. Ao todo, foram apresentadas 30 novas canções, sendo 10 de autoria de estudantes.

“O festival tem legados importantes. O primeiro deles é incentivar novas composições, produção cultural desse segmento, que é o Marabaixo. O segundo, que é o mais importante, é levar essa produção até às escolas e esse festival cumpriu esse papel, pois o evento reuniu estudantes das escolas do Município, do Estado e a juventude como um todo”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães.

De acordo com um dos coordenadores do festival, Carlos Pirú, a ocasião serviu para mostrar a cultura do Amapá para a juventude, para que seja conservada a tradição. “Temos a responsabilidade de evidenciar nossas raízes culturais, e, quando incluímos os estudantes, estamos oferecendo mais uma oportunidade para manter viva essa tradição”, ressaltou.

A música “No Marabaixo é assim”, dos compositores Wendel Uchôa e Marcus Paes, foi a vencedora do festival. “Só Deus sabe a felicidade que estamos sentindo. Não há nada que pague o reconhecimento por algo que você se esforça para fazer e foi desse jeitinho mesmo. Primeiramente, agradeço a Deus, por nos ter dado a vitória, mas não somente por isso, por também ter o reconhecimento de que merecemos o que alcançamos. Obrigado a todos que torceram por nós, que nos ajudaram com mínimas coisas e fizeram com que chegássemos a tudo isso”, comentou um dos compositores, Marcus Paes.

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Improir