Prefeitura de Macapá apoia iniciativa gastronômica Festival Brasil Sabor Delivery

Fotos: Max Renê

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou no último sábado, 4, da Live Aula Show Culinária Tucuju, da 15ª edição do Festival Brasil Sabor, programação que iniciou dia 28 de junho e segue até 12 de julho, com entrega delivery pelo aplicativo do evento. O festival é um projeto realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amapá e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Prefeitura de Macapá.

Na Live, o prefeito participou do painel com a temática “Retomada segura das atividades econômicas”, junto com a presidente do SindEventos, Célia Brasão. Destacou a importância da gastronomia para a economia, que é reconhecida por turistas e especialistas da área. “Esse momento é uma forma de reconhecimento para esse setor, que é a nossa culinária, que encanta a todos que visitam o Amapá e nos dá orgulho, que não deve nada a ninguém”, disse.

Clécio pediu a quem assistia e toda a sociedade em geral para não relaxar com os cuidados contra o Coronavírus, pois a pandemia não passou. Disse que Macapá está dando passos ao novo normal, mas respeitando os indicadores de saúde. “Se tudo caminhar da forma como está se mostrando, nas próximas fases de reabertura o setor gastronômico poderá está inserido de forma presencial. Desde o início da quarentena, já trabalham com delivery, e na primeira fase de reabertura das atividades econômicas, funcionam também com drive-thru ou na portaria do estabelecimento [take-away]”, explicou.

Célia Brasão disse entender o momento que passamos e que espera que a pandemia passe logo. Que o setor possa a voltar a funcionar. “Nós queremos comemorar, mas com saúde e bem, com segurança e alegria”, ressaltou. “Tivemos mais de 700 visualizações no aplicativo em menos de uma semana. Cerca de 5,8 mil usuários cadastrados e 5,3 mil pedidos já realizados nestes dias de festival, o que mostra que está sendo um sucesso essa nossa adequação da 15ª edição, mesmo em período de pandemia”, informou a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá, Yukio Nagano.

O presidente da Abrasel/AP ressaltou que o aplicativo irá continuar mesmo depois do festival, com os pratos de degustação. “Estamos trabalhando para atingir futuramente toda o setor turístico. Além do gastronômico, servirá para guias de turismo, artesãos, ceramistas, produtos culturais, entre outros que formam a cadeia do turismo”, pontuou.

A Live Aula Show “Culinária Tucuju” contou com a participação das chefs de cozinha Floraci Dias e Paula Geovanna, que prepararam arroz de pato com tucupi e jambu, e teve a parte musical do cantor Mauro Cotta. A próxima Live será dia 11 de julho (sábado), com o tema “Pop-Rock”, com Aula Show “Gastronomia Contemporânea”, tendo a participação dos chefs de cozinha Orazio Catanni e Rafael Salviano. A atração musical será da banda Yes Banana.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação