Prefeitura de Macapá amplia vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19

Imunizante da Pfizer pediátrica estará disponível diariamente em todas as UBSs da capital

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Objetivo é avançar na imunização da faixa etária | Foto: Renato Costa/Semsa

Para ampliar a cobertura vacinal infantil contra a covid-19, a Prefeitura de Macapá disponibiliza o imunizante da Pfizer/Biotech pediátrica, utilizado na vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Anteriormente, em razão do baixo quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), o imunizante era ofertado em formato de rodízio nas UBSs, em que cada dia da semana era ofertado em um grupo de unidades para concentrar as buscas e evitar o desperdício de doses, já que cada frasco contém até 10 doses que só podem ser utilizadas em no máximo 12 horas após a abertura.

Entretanto, desde dezembro de 2022, o imunizante estava em falta em todo o país e teve o estoque reabastecido pelo Ministério da Saúde (MS) somente no início do mês de fevereiro.

“Sabemos da importância da vacinação para a garantir a imunidade da população contra a covid-19, em especial as crianças, que ainda estão iniciando o seu calendário vacinal, por isso decidimos pela ampliação da oferta”, explicou o subsecretário municipal de vigilância em saúde, Kleverton Siqueira.

Para receber o imunizante a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, com a carteira de vacinação, certidão de nascimento ou documento de identidade e cartão do SUS. As salas de vacinas das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente a Prefeitura de Macapá mantém o esquema de rodízio para o imunizante da CoronaVac, utilizado na vacinação de crianças entre 3 a 4 anos, e aguarda que o Ministério da Saúde envie novas doses de Pfizer/Biotech Baby para retomada da vacinação de bebês entre 6 meses a 2 anos.