Prefeitura celebra Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino com serviços de saúde e jurídico para Mulheres

Programação contou com vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, encaminhamento para laqueadura e emissão de RG

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Simulação de voto na urna eletrônica foi realizada pelo TRE-AP | Foto: Merlin Pires/PMM

Neste sábado (24), comemora-se a conquista histórica do voto feminino no Brasil. A Prefeitura de Macapá para celebrar a data realizou ação de serviços para as mulheres. Durante o evento, no Mercado Central, quem participou pôde aferir a pressão, atualizar a caderneta vacinal, realizar encaminhamento para serviços de laqueadura e emissão de RG.

Um dos serviços mais procurados pelas mulheres foi o agendamento da laqueadura e a emissão do RG. A professora Patrícia Ferreira aproveitou a ação para fazer o seu agendamento. “Estou há um tempo indo atrás da laqueadura, e poder acelerar esse processo é ótimo para mim. Esta ação é muito importante para nós mulheres, não somente pelos serviços, mas pela importância da conquista do voto”, disse.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, falou sobre a importância da mulher no mercado de trabalho, nas ações sociais e na política. “Estamos aqui dando fala para elas, com serviço voltados à saúde da mulher, saúde mental e um apoio psicológico”, ressaltou.

Raimundo Azevedo, secretário de Direitos Humanos e Cidadania, fala sobre a importância de levar o fio da política pública para o centro da cidade| foto: Merlin Pires/PMM

História do voto feminino

No dia 24 de fevereiro de 1932 foi conquistado através da instituição do código eleitoral o voto feminino no Brasil. O feito é de suma importância para o direito das mulheres na política brasileira.

Socorro Marques, coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres, destaca que a prefeitura incentiva a participação da mulher no cenário político nacional.

“Essa é mais uma das ações que a coordenadoria realiza para incentivar e instigar as mulheres de Macapá a lutarem pelos seus direitos, conquistarem uma cadeira no legislativo e participarem da sociedade civil de uma forma mais justa e democrática. Estamos aqui comemorando essa conquista e oferecendo serviços para atender as necessidades dessas mulheres”, disse.

Socorro Marques, coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres, destacou a importância da comemoração dos 92 anos do voto feminino | Foto: Merlin Pires/PMM

A ação foi coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com Ministério Público do Amapá (MP-AP) e Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

A promotora de justiça da defesa da mulher, Andrea Guedes, falou sobre a parceria do Tribunal Eleitoral do Amapá com a coordenadoria municipal de Política Pública para Mulheres nessa data tão importante.

“É de suma importância que sempre haja esses movimentos de inclusão da mulher em eventos políticos e sociais, para podermos reivindicar a nossa paridade. Estamos aqui hoje fazendo uma inserção do voto feminino com uma visão política da mulher e oferecendo todo e qualquer auxílio processual”, disse a promotora.

Andrea Guedes, promotora de justiça da defesa da mulher | Foto: Merlin Pires/PMM

Além dos serviços de saúde e jurídico, a programação contou também com momento cultural com aulas de dança, zumba e show do grupo pagodelas.

Confira mais fotos