Prefeitura cadastra empreendedores populares que atuam em praças da cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) iniciou esta semana o cadastro dos empreendedores populares interessados em trabalhar nos eventos e fins de semana da Praça Floriano Peixoto. Em seguida será feito da Praça Veiga Cabral e outros logradouros. O objetivo é organizar os empreendedores nesses espaços públicos, buscando acompanhá-los no desenvolvimento de suas atividades, incentivá-los a capacitar-se e buscar a formalidade, além de proporcionar geração de renda e, em consequência, melhoria na economia local.

 

“Em época de crise as pessoas despertam para suas habilidades como uma forma de ganhar seu dinheiro. A gastronômica é a principal e as praças se enchem de apetitosos doces e salgados. Mas, para que não se torne uma desordem e ‘desfoque’ a função dos logradouros públicos, que é proporcionar espaço de lazer aos cidadãos, a Prefeitura de Macapá busca organizar esses locais”, explica a titular da Semdec, Naldima Flexa.

 

Primeiramente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), responsável pelo uso do solo, estabelece os espaços que podem ser utilizados, assim cabendo a Semdec acompanhar esses empreendedores em suas atividades. O Departamento de Desenvolvimento Econômico (DDE) da Semdec está fazendo uma pesquisa socioeconômica, onde verifica o tipo de empreendedor, seus gastos, lucros, sua condição social, entre outras informações que ajudarão a Prefeitura de Macapá a traçar um perfil desses trabalhadores e sobre sua atividade e produto.

 

O vendedor de churros Cezar Silva, que com 21 anos trabalha há 6 anos comercializando o doce, diz que em período fraco fatura R$ 80,00 por dia, mas nos momentos de pico chega a R$ 300,00. “Quando comecei, o churros era simples, hoje já temos dois tipos. O normal e o gourmet, com vários recheios. Não tenho feriado, fim de semana, esses dias são os mais lucrativos para mim”, informa.

 

O cadastro está sendo feito na Semdec, localizada na Avenida Manoel Eudóxio Pereira, nº 2438, bairro Trem. “Assim que for finalizado o processo da Floriano Peixoto, será a vez da Veiga Cabral e depois as demais. Esperamos finalizar esse trabalho ainda no primeiro semestre de 2017”, informa a secretária Naldima Flexa.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec