Prefeitura atualiza Cadastro Territorial Multifinalitário; trabalho é direcionado a comerciantes de Macapá

O levantamento será integrado ao Sistema Multifinalitário; trabalho é direcionado a comerciantes de Macapá

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semfi), realiza a atualização do cadastro de comerciantes para inclusão ao Sistema Multifinalitário. A ferramenta foi lançada em 2020 e tem o objetivo de contribuir nas demandas tributárias, territoriais, fiscais, entre outras relativas ao município.

Nesse primeiro momento, a equipe de pesquisadores da empresa ProgressBr, que prestam serviço à prefeitura, estão nas ruas levantando informações dos comerciários, como CNPJ do estabelecimento, os tipos de atividades desenvolvidas em cada comércio, dados dos proprietários e seus sócios, além do registro fotográfico do estabelecimento da fachada, Alvará de Funcionamento e do interior do estabelecimento.

Os dados serão integrados ao sistema de gestão territorial do município e vão proporcionar o acesso aos dados de forma integrada e visualizadas em diferentes formatos, como mapas, formulários e relatórios. Além disso, parte dos dados que não tenha caráter de sigilo, poderá ser disponibilizada diretamente para a população, reduzindo a burocracia e aumentando o acesso aos dados municipais e a transparência da gestão.

“Permitir que o Município de Macapá dê continuidade ao processo de modernização e reestruturação da gestão tributária, territorial e fiscal, promovendo a ampliação e gestão da arrecadação municipal”, disse o subsecretário de Receita, Elcides Vales.

O sistema multifinalitário é uma ferramenta com múltiplas funções que ajudarão nas áreas tributária, territorial, fiscal, entre outras demandas relativas ao município. Por meio do sistema, o Executivo pode investir em fiscalização tributária, assim como na área territorial, usando informações georreferenciadas que permitem aos gestores planejar uma cidade mais inteligente com informações consistentes na base de dados, integradas em um mesmo sistema.

Atendimento
Os pesquisadores estarão devidamente identificados com coletes e crachás. Em caso de necessidade para esclarecimento de qualquer dúvida referente a este levantamento, o comerciante deverá entrar em contato com a prefeitura através dos seguintes canais de comunicação de segunda à sexta pelo telefone (96) 98802-8908 ou de forma presencial se dirigindo até à Avenida FAB, 840,Centro.