A Prefeitura de Macapá foi representada pela secretária de Saúde e técnicos da pasta no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que teve como tema central Atenção Básica e Regionalização: desafios e perspectivas. Na oportunidade, o Município apresentou projetos como o Copinho de Amor, que estimula o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. O evento, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, reuniu diversas apresentações premiadas pelas mostras Aqui tem SUS.
A secretária Silvana Vedovelli disse que o evento é um importante meio de debates dos gestores da Saúde, além de servir como preparatório para os temas que serão discutidos no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “É importante debater com os demais gestores os desafios e peculiaridades da nossa região e trocar as experiências exitosas que podem também nos auxiliar no fortalecimento de políticas de saúde”.
Idealizadora do Copinho de Amor, a enfermeira Elen Silva enfatizou que levar o projeto desenvolvido pela Equipe de Saúde da Família amplia e estimula as demais capitais a desenvolver suas iniciativas. “É gratificante mostrar que no cotidiano dos nossos serviços e da assistência o SUS dá certo, e que é possível melhorar nossos indicadores com atitudes relativamente simples. Vir de Macapá e apresentar o Copinho de Amor é uma forma de incentivar os demais colegas a desenvolver seus próprios projetos”.
Durante os três dias de evento, gestores e coordenadores técnicos também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em atendimentos individualizados com técnicos do Ministério da Saúde.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa