Prefeitura adota novo sistema que evita obstrução das galerias e alagamentos de vias em Macapá

Projeto piloto prevê a instalação de grades de ferro nos pontos de escoamento de águas pluviais.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Grande de ferro evita entrada de lixo nas galerias | Fotos: Junior Dantas/PMM

Melhorar o sistema de escoamento de águas pluviais e reduzir pontos de alagamentos nos bairros da cidade é o que prevê o novo sistema de drenagem adotado pela Prefeitura de Macapá. O método evita a entrada de lixo nas galerias e o projeto funciona em fase experimental.

A iniciativa consiste na instalação de grades de ferro na entrada das galerias, que tem a função de conter os resíduos descartados de forma inadequada nas vias públicas como sacolas plásticas, garrafas pet, folhas e outros objetos que possam dificultar a vazão das águas.

Jean Patrick Farias, titular da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, responsável pela execução do sistema, diz que inicialmente as frentes de serviço farão um estudo das áreas que registram com mais frequência as ocorrências durante as chuvas. Depois da identificação será feita a instalação da grade.

 “Todas as galerias receberão essa grade de contenção, porém, daremos prioridade para aquelas em que o problema ocorre frequentemente nos dias de chuva. Esse novo método vai permitir o escoamento das águas e evitar transtornos com alagamentos”, disse o gestor.

Além da instalação das grades, a Zeladoria Urbana também já faz manutenções preventivas e corretivas nesses locais.

Descarte inadequado de lixo
O descarte inadequado do lixo e entulhos continua sendo um dos principais fatores que causam o entupimento de bueiros. Além disso, este ato provoca a redução da vazão das águas pluviais e consequentemente os alagamentos.

Na tentativa de reduzir a quantidade de materiais inservíveis como sofás, geladeiras, colchões e outros que são despejados em praças e vias públicas, a Prefeitura tem intensificado as campanhas de educação ambiental junto à população e além de minimizar os danos decorrentes desse fator, a instituição coloca em prática várias ações de limpeza, manutenção e drenagem das galerias, bueiros e canais.

Ajude a denunciar
A Zeladoria Urbana pede a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa e isso também é feito por meio do descarte correto de entulhos e materiais sem serventia que não devem ser jogados nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

Caso isso seja identificado, a população pode denunciar quem suja pelo Disk Denúncia, no número (96) 99970-1078 ou se dirigir ao prédio da Zeladoria, na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, zona Sul de Macapá.