Prefeitura abre inscrições para 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá

O evento busca promover a inovação cientifica dentro do município. A FectiMac será realizada no período de 25 a 30 de outubro, em formato virtual. Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 10 de outubro.

A primeira Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro. Estudantes de qualquer rede de ensino, seja pública ou particular de todo o país, podem inscrever seus projetos científicos e inovadores. As vagas são limitadas a 50, sendo 10 para educação infantil, 20 para ensino fundamental I e 20 para ensino fundamental II. Os melhores trabalhos receberão prêmios.

A feira acontecerá de 27 a 30 de outubro, através do canal da Prefeitura de Macapá no YouTube.

As inscrições deverão ser realizadas pelo orientador ou coorientador dos alunos. Para se inscrever é preciso preencher o formulário de inscrição disponível aqui.

“O direcionamento que a gestão municipal nos dá é que ofertemos uma Educação de excelência, pautada na ciência. Por isso motivamos os professores a inscreverem os seus estudantes. A Feira pretende gerar dentro da rede municipal de ensino a valorização da pesquisa cientifica em todos os anos da Educação básica”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

O evento consiste em uma mostra que visa expor as produções de trabalhos elaborados pelos estudantes. O objetivo é incentivar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização e iniciação científica. A feira é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizada pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os projetos da educação infantil e ensino fundamental I poderão ser compostos por grupos de, no máximo, cinco estudantes. Os projetos do ensino fundamental II poderão ser compostos por grupos de até três estudantes. Cada projeto deverá ter o acompanhamento de um professor-orientador e/ou coorientador. Apenas os projetos credenciados e os selecionados participarão da Feira.

Temas que poderão ser abordados
Os estudantes são classificados em três categorias, sendo a primeira voltada aos estudantes de 04 e 05 anos de idade, que estão na pré-escola. A segunda categoria diz respeito aos estudantes de 06 a 10 anos de idade, que compõem as turmas do ensino fundamental I. Já a terceira categoria é dos estudantes de 11 a 15 anos de idade, das turmas do ensino fundamental II.

Os alunos da pré-escola podem escolher temas livres para apresentar na feira. Já os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental I podem escolher apresentar projetos dentro de 04 áreas do conhecimento, como Linguagem e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Naturais.

Estudantes de 11 a 15 anos de idade têm a possibilidade de escolher projetos dentro de qualquer área do conhecimento indicada no edital. Documento traz cerca de 150 temas diferentes que podem ser apresentados.

Todos os participantes da FectiMac receberão certificado de participação. A feira também irá premiar com troféus e medalhas os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes da Educação Infantil, e do Ensino Fundamental I e II, em cada área do conhecimento.

CONFIRA O EDITAL DE PARTICIPAÇÃO DA FECTIMAC