Prefeito participa de entrega do título Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido ao Padre Paulo

Pautado no princípio fundamental de cuidar das pessoas, em especial aquelas que sofrem com câncer, pela prestação de um serviço que vai além do assistencialismo, o fundador do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), padre Paulo Roberto, recebeu o título de Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2017, concedido pela Câmara Federal, em solenidade realizada no auditório da instituição, nesta sexta-feira, 30. O prefeito Clécio Luís, parceiro do Ijoma, esteve presente na cerimônia e destacou a importância do espaço para a sociedade.

 

Padre Paulo dedicou a honraria àqueles que, de forma direta ou indiretamente, contribuíram para que o Instituto se tornasse hoje o maior centro de acolhimento e de cuidado às pessoas carentes no Amapá. “Aqui não é um lugar assistencialista ou filantrópico, mas uma unidade que presta um serviço fundamental, que é cuidar do próximo, dos doentes. Antes, as pessoas tinham medo do câncer, hoje, enfrentam o problema com coragem. Vencem batalhas”.

 

Clécio ressaltou o importante trabalho prestado pelo Ijoma à sociedade amapaense. Ele relembrou o esforço e a persistência do padre Paulo ao pleitear da Prefeitura de Macapá o terreno onde hoje está localizado o anexo do Instituto, no bairro Alvorada. “Essa persistência é inspiradora, que consegue envolver e mobilizar as pessoas a amarem mais. O sentimento é de que todos nós estamos sendo homenageados com essa honraria em nome do padre Paulo. Se fôssemos listar as coisas mais importantes deste estado, sem dúvida, ele [Pe. Paulo] seria uma delas”.

 

O Ijoma foi fundado em 2010, embora a “luta” para a criação do espaço tenha, de fato, iniciado em 1998. Sete anos depois, possui sede própria e assiste cerca de cem pacientes, diariamente. Em média, são 25 os que buscam auxílio no tratamento de câncer. Hoje, o instituto possui quatro funcionários remunerados. Já foram onze no passado, dispensados por falta de recursos. Mas são os voluntários que mantém vivo o espírito acolhedor implantado ali pelo seu fundador.

 

A honraria concedida ao padre Paulo é outorgada pela Câmara dos Deputados a entidades não governamentais que se destacam por promoverem o acesso e a qualificação dos serviços de saúde da mulher. “E eles não vêm aqui buscar tratar de doenças, mas sim para, justamente, não mais adoecer”, destacou o homenageado.

 

Compuseram também a mesa de autoridades na cerimônia de entrega do título o deputado federal Marcos Reátegui, o superintendente da Funasa, Alderi Pinheiro, a representante da Secretaria de Estado da Justiça, major Marisete, o representante do senador Randolfe Rodrigues, o economista Charles Chelala, o médico Manoel Brasil, o assessor jurídico do Ijoma, Marcos Antônio e o comandante-geral da Polícia Militar, Rodolfo Pereira.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM