Prefeito Dr. Furlan entrega novas viaturas e armamento bélico para Guarda Civil de Macapá

Pela primeira vez a corporação vai utilizar armas de fogo

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Entrega de armamento e três novas viaturas | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta terça-feira (6), às 9h, aconteceu a cerimônia de entrega das novas viaturas, armamento bélico e formatura da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM). Durante os 22 anos de regulamentação é a primeira vez que a corporação utiliza armas de fogo.

Novas viaturas

As viaturas custaram R$1.038.228, 75 contempladas pelo Programa Federal Calha Norte, emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel e contrapartida do Tesouro Municipal. 

A vereadora Maraína Martins estava representando o deputado federal Vinicius Gurgel na cerimônia de entrega das três viaturas. “O parlamentar Vinícius entende a importância desta instituição que cuida do nosso patrimônio público e segurança dos munícipes.  Por isso,  destinou emenda para aquisição dessas novas viaturas que contribuirão no trabalho da Guarda Municipal”, relatou.

Armamento

A corporação recebeu 42 Pistolas, seis Carabinas (ambas semiautomáticas com calibre 9mm) e seis Espingardas, modelo Pump Military 3.0 CAL.12, de 16. O material bélico e o treinamento de armas custaram aproximadamente R$ 900.000,00, oriundos do Tesouro Municipal.  Além da solenidade do material bélico, foi apresentada a primeira turma de 40 guardas municipais aprovados no treinamento e manuseio de armas de fogo.  

Carla Roani, inspetora da GCMM há 15 anos, falou sobre a importância dos agentes terem porte de armas institucional. “Esse material bélico vai resguardar o servidor e a população. As armas são equipamentos de proteção individual, com isso, temos a possibilidade de entregar uma segurança de qualidade”, disse. 

O inspetor Fernando Lourenço falou sobre a conquista do armamento bélico para instituição ser uma vitória que buscavam há 22 anos. “Quem ganha hoje não é somente os servidores da guarda municipal, mas todos os munícipes. Vamos ter uma instituição qualificada e aparelhada de armamento”, expressou. 

O treinamento de formação e avaliação psicológica é realizado pela Expert Treinamentos, especialista em treinamentos táticos operacionais com armas de fogo. 

“A gestão de Macapá entrega à população mais segurança. Hoje estamos formando 40 alunos bem aprovados com treinamento amplo e organizado. E principalmente, terão segurança jurídica para atuar nas ruas”, disse Emerson do Nascimento, instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal. 

Dr. Furlan, prefeito de Macapá, falou da importação dos guardas municipais para segurança de Macapá e Estado do Amapá. Bem como, esses agentes têm que ser preparados e dotados de todas as condições para exercer esse papel. 

“Hoje estamos em dois momentos: primeiro recebendo as viaturas que vão reforçar todo o trabalho feito nas ruas pelos guardas municipais. E a entrega do material bélico para instituição”, disse. 

Mauro Dias, inspetor comandante da GCMM, falou que além de agentes municipais, são pais e mães que precisam retornar às casas. O armamento garantirá segurança para todos. 

“Esse armamento é uma valorização com o servidor público da GCMM na área da segurança pública”, relatou. 

Estatuto da Guarda

Novo estatuto da Guarda Civil Municipal de Macapá – Lei n° 001/22PMM. Aprovado em 7/04/2022.

O novo estatuto está alinhado pela Lei Nacional (SENASP/MJ) da Guarda Civil e com isso, os agentes passam a integrar o Sistema Único de Segurança Pública que garante aposentadoria especial de 25 anos e com paridade. O plano de carreira também seguirá os moldes da Lei Nacional, com um salário base mais digno.

O estatuto também regulamenta a função de polícia administrativa e ostensiva, possibilitando o uso de armamento pela guarda.

Confira mais fotos