Prefeito Dr. Furlan entrega Feira do Araxá, a primeira do Plano Municipal de Macapá

Feirantes e visitantes contam agora com mais espaço, segurança e comodidade.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Feira do Araxá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Dr. Furlan entregou novo espaço aos feirantes nesta sexta-feira (9) | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Nesta sexta-feira (9), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou a nova Feira do bairro Araxá, a primeira a ser entregue do pacote do Plano Municipal de Feiras, criado para fomentar o empreendedorismo, agricultura familiar e a economia criativa na capital.

A feira está localizada na Avenida Setentrional, com a Equatorial, no bairro Araxá, e funcionará todos os dias da semana, das 7h às 12h e das 17h às 21h. Os 10 novos boxes oferecem aos trabalhadores e visitantes mais espaço, segurança e comodidade.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito destacou que a administração municipal busca aproximar os produtores dos consumidores, valorizando os produtos da agricultura familiar e buscando aumentar a renda dos trabalhadores.

“Hoje entregamos a Feira do Araxá com uma estrutura que garante dignidade e melhores condições de trabalho aos feirantes, além do conforto na hora da compra para os clientes. Essa é a primeira das dez novas feiras que vamos entregar”, reforçou Dr. Furlan.

Os boxes foram construídos com estrutura metálica padronizada com cobertura. Cada um contém balcão de concreto e novo piso, além de pias individuais para a higienização dos produtos.

Adelson Madureira, de 42 anos, é um dos feirantes mais antigos do local. Ele vende peixe e camarão há 15 anos no local. O feirante contou que a nova estrutura é uma conquista dos trabalhadores que tiveram seus apelos atendidos pela Prefeitura.

“Trabalhávamos em barracas improvisadas e estamos recebendo agora um ponto adequado que vai aumentar as visitas e, consequentemente, as vendas”, ressaltou Madureira.

Edilson Oliveira Rodrigues, de 42 anos, aprovou os novos boxes. Ele comercializa frutas e verduras e acredita que a partir de agora, as vendas serão melhores.

“A estrutura da nossa feira melhorou 100%. O consumidor pode chegar até nós sem nenhuma dificuldade, podendo escolher e adquirir os produtos agora expostos em um local com higiene”, afirmou Rodrigues.

A feira será gerenciada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e o espaço é mais um resultado do empenho, esforço e compromisso da Prefeitura na valorização dos empreendedores locais. “Fomentar o empreendedorismo, a agricultura familiar e a economia criativa são prioridades da gestão”, concluiu o secretário Augusto Felix.

Ao todo, serão beneficiados dez pontos da capital, dentro do Plano Municipal de Feiras com um investimento de RS 5,5 milhões em recursos de cessão onerosa. Somadas, são 209 novos boxes com estruturas confortáveis, modernas e seguras para receber os clientes.

Outros investimentos no Araxá
Outras obras estruturantes beneficiam o bairro Araxá. Uma delas foi a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José dos Santos Ferreira, que atende cerca de 500 estudantes. O outro serviço é a pavimentação de 10 ruas que juntas somam 3 quilômetros, com investimento de quase R$ 10 milhões, recurso exclusivo do Tesouro Municipal.

Feira do Araxá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Feira está localizada na Avenida Setentrional, com a Equatorial, no bairro Araxá | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM