Prefeito Dr. Furlan entrega Centro de Cultura Negra do Amapá revitalizado à população

A reforma ocorre pela primeira vez, desde a sua inauguração há 24 anos.

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

O evento aconteceu nesta sexta-feira (18) | Foto: Leandro Lennon/PMM

Em cerimônia marcada por muito regionalismo, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou a estrutura revitalizada do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda de Nazaré da Silva Ramos (CCNA), prédio gerenciado pela União dos Negros do Amapá (UNA). O local é símbolo da memória e identidade da população negra amapaense. O evento aconteceu nesta sexta-feira (18).

“Hoje comemoramos a entrega deste espaço tão importante, e de homenagem a quem construiu a história do Amapá. Aqui assumimos um compromisso de incentivo ao empreendedorismo, turismo e cultura. Entregar o Centro de Cultura Negra do Amapá totalmente reformado faz parte da nossa valorização da diversidade étnico-racial e, sobretudo, do reconhecimento da ancestralidade do povo amapaense”, enfatizou Dr. Furlan.

Foram 5 meses de dedicação pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A reforma revitalizou o prédio administrativo, Museu do Negro e a maloca multiuso. A diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, comemorou a entrega.

“Para o Improir, esse espaço representa memória, cultura e conta a história da nossa cidade e do nosso Estado. É muito emocionante presenciar uma gestão que valoriza nossos espaços de resistência”, destacou.

Diretora-presidente do Improir, Maria Carolina | Foto: Leandro Lennon | PMM

O investimento custou 1,3 milhões. O recurso é fruto de emendas parlamentares do senador Randolfe Rodrigues e do deputado federal Camilo Capiberibe, além da contrapartida do Tesouro Municipal. Durante a solenidade de entrega, houve manifestação cultural do Marabaixo, roda de capoeira e venda de comidas típicas.

De acordo com o subsecretário municipal de obras, Ivy Vasconcelos, para a idealização desse projeto reinaugurado hoje, foi realizado um levantamento de todas as necessidades do local, junto com a Comissão Organizada do CCNA.

“O centro ganhou instalações elétricas, hidráulicas e de combate à incêndios. Também foram construídas novas coberturas, trocamos o piso, fizemos a reforma dos ambientes em madeira legal, nova pintura, reconstrução da mureta entre outros serviços”, explicou.

Quem foi Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, a “Dona Raimundinha”

A homenageada. Nascida em 12 de outubro de 1955 e falecida em 25 de outubro de 2017, Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, ou Dona Raimundinha, foi uma célebre moradora do bairro do Laguinho, local onde nasceu e viveu. Em vida, defendeu com afinco pautas como igualdade de gênero e combate à violência doméstica. Descendente de escravos, Dona Raimundinha foi a primeira pessoa a presidir o Centro de Cultura Negra – União dos Negros do Amapá (UNA) e fundadora de movimentos afrodescendentes relevantes para a cultura negra do estado, como a Missa dos Quilombos e o Encontro dos Tambores.  Até hoje inspira quem conhece sua história.