Prefeito de Macapá visita as instalações da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados em Minas Gerais

A agenda acontece entre os dias 18 e 21 de outubro. O convite ao gestor macapaense foi feito pelo Tjap.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, cumpre agenda no estado de Minas Gerais, de 18 a 21 de outubro, para conhecer as instalações e serviços da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e as unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).

O convite foi feito ao gestor macapaense pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Guilherme Lages, que compõe a agenda no estado mineiro.

Fazem parte ainda as deputadas federais Leda Salada e Aline Gurgel; a vereadora de Macapá, Adrianna Ramos; o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick; juizes, promotores e assessores do judiciário amapaense.

“O cuidado com o cidadão vai muito além da garantia de aparelhos sociais como praças, escolas e unidades de saúde, é preciso atuar na recuperação e preparação dos nossos munícipes para que eles sejam parte da construção de uma sociedade melhor. O trabalho da FBAC é um exemplo de devoção e amor ao próximo”, destacou Furlan.

Agenda
Na quarta-feira (20), Dr. Furlan reúne com o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e coordenador executivo do programa Novos Rumos e presidente da FBAC, Luiz Carlos Rezende e Santos, que apresentará a metodologia da instituição ao prefeito de Macapá. Em seguida, o gestor macapaense cumpre agenda com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco.

FBAC
A FBAC é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos existente desde 1990 e atua através do método APAC, que significa ‘Amando o Próximo Amarás a Cristo’, e consiste em 12 elementos voltados à recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa, que aplicados de forma harmoniosa, proporcionam à pessoa privada de liberdade, as condições parar mudar de vida.

A entidade mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de unidades.

“Humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, oferecendo ao condenado condições de recuperar-se e, ainda, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a Justiça restaurativa”, é a missão defendida pela instituição.