Prefeito de Macapá participa de ciclístico que alerta sobre o câncer de próstata

A atividade faz parte da programação do Novembro Azul, promovida pelo Tribunal de Justiça e tem o apoio da Prefeitura de Macapá.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Adevaldo Cunha

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, participou do Pedal Azul, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) que faz parte da programação do Novembro Azul, a qual a Prefeitura de Macapá é parceira.

“Este é um momento muito importante para conscientizar a população, principalmente os homens, para que vençam o preconceito em relação ao câncer de próstata”, disse o prefeito.

“Novembro Azul é o mês da conscientização, no qual os homens tem a obrigação de participar de ações que mostram que a prevenção do câncer ainda é o melhor caminho. Então eu, como prefeito e médico, não poderia deixar de estar aqui nesse momento tão especial”, completou Dr. Furlan.

Para o juiz titular do Juizado Norte de Macapá, Marconi Pimenta, a proposta do Pedal Azul é chamar atenção do público masculino para que este vença o preconceito em relação ao exame de toque retal, que é capaz de detectar o câncer de próstata.

“Queremos mostrar que é importante a detecção de um dos tipos de câncer mais incidentes no homem, que é o câncer de próstata. Geralmente quando o homem procura por ajuda médica, ele já está em estágio avançado e o tratamento já envolve hospital, cirurgia e afins. Mas caso isso seja descoberto antes, as chances de salvar a vida são altas”, disse.

Na atividade, os participantes saíram da frente do Mercado Central e passaram pelo Complexo Beira-Rio, Praça do Coco, Avenida FAB, Rua Cândido Mendes e retornaram ao Complexo Beira-Rio e seguiram até a Praça da Samaúma, no Araxá, onde a atividade encerrou com um show de Nilson Guedes.