Foto oficial da Ordem de Serviço da reforma e ampliação da unidade | Foto: Jesiel Braga/PMM
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a ordem de serviço que autorizou a reforma e ampliação da 1ª Unidade de Saúde Distrital de Urgência e Emergência, localizada no distrito de São Joaquim do Pacuí, a 132 km da capital amapaense. A iniciativa, financiada com recursos do tesouro municipal no valor de R$ 284.898,64, visa fortalecer o atendimento às comunidades de São Joaquim, Corre Água, Vai Quem Quer, Ponta Grossa, Liberdade, Santa Luzia do Pacuí e algumas áreas do Bailique.
A nova unidade, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), contará com área de embarque e desembarque de ambulância, três consultórios, sala de observação, sala vermelha, sala de enfermagem, sala de sutura, sala de injetáveis, sala de vacina, guarda macas, depósito, administração, banheiro acessível, Serviço de Arquivamento Médico (SAME), triagem, repouso médico, copa, área de serviço e farmácia.
Imagem aérea | Foto: Renan Menescal/PMM
Para Daisiane Magalhães, professora e representante da comunidade, a decisão de reformar, ampliar e tornar um espaço para atendimentos de urgência e emergência, demonstra o cuidado com a saúde dos distritos assistidos pela capital Macapá.
“É com muita satisfação e gratidão que recebemos essa ordem de serviço. Essa nova obra é de grande importância para nós e para as comunidades e municípios adjacentes”, relata a representante comunitária.
Daisiane Magalhães é representante da comunidade de São Joaquim do Pacuí | Foto: Matheus Gomes/PMM
Foto: Jesiel Braga/PMM
A Secretária Municipal de Saúde, Erica Aymoré, relembrou aos presentes os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e como eles estão sendo fortalecidos com o olhar atento às necessidades dos distritos e comunidades.
“O SUS garante a universalidade, onde todos têm direito e devem ter o acesso facilitado à saúde. A integralidade, ou seja, uma atenção desde a Unidade Básica de Saúde até a urgência e emergência. E a equidade, que é o que nós estamos executando aqui. A equidade se refere aos mais necessitados, que eles tenham acesso primeiro, antes dos menos necessitados. Então, ribeirinhos, quilombolas, crianças e idosos, eles são a nossa prioridade número um”, conclui a secretária Erica Aymoré.
Erica Aymoré é a secretária da SEMSA | Foto: Jesiel Braga/PMM
Foto: Jesiel Braga/PMM
Para o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o SUS é fortalecido cada vez que o acesso à saúde é facilitado.
“Nós estamos aqui, efetivamente, fazendo um programa de saúde sem fronteiras. Um programa para atender todas as pessoas independentemente do município que elas fazem parte. Então, o SUS de Macapá está cada vez mais forte”, conclui o gestor.
Dr. Furlan, Prefeito de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM
Foto: Jesiel Braga/PMM
Galeria de imagem | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM: