Prefeito Clécio considera importante implantação do método Apac para execução penal

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou do seminário sobre a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no Amapá, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado, nesta quinta-feira, 23. O modelo se pauta na recuperação e valorização humana, oferecendo aos apenados condições de ressocialização.

 

Clécio incentivou a instalação de um sistema carcerário no estado baseado no método Apac. Ele acredita que este tipo de sistema contribui para a ressocialização do apenado. Convidou o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, para somar esforços e que a implantação dessa metodologia carcerária seja uma realidade na região metropolitana de Macapá.

 

“A Prefeitura de Macapá já comprou essa iniciativa. Contribuiremos com assistencialismo e saúde à população carcerária dentro desse sistema. O método Apac mostra resultados positivos de ressocialização. E é uma maneira de mudar o pensamento da sociedade quanto à mudança do comportamento do apenado, pois sabemos que não são com penas severas e tratamento desumano, em muitos casos, que se resolve o problema”, pontuou Clécio.

 

O evento contou com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público do Amapá, Governo do Estado e prefeitos da região metropolitana de Macapá. Autoridades vindas de outros estados palestraram sobre a vida carcerária no Brasil, como o juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Rezende; o secretário de Administração Penitenciário do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira e o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (Fbac), Valdeci Antônio Ferreira.

 

A Apac

 

Foi criada em 1972 e se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Preconiza o respeito, a ordem, o trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM