Skip to content

Prefeito Clécio anuncia passe livre aos acompanhantes de pessoas com TEA

Por -

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu na tarde de sexta-feira, 23, em conjunto com o senador Randolfe Rodrigues e secretários municipais, alguns representantes de movimentos de pessoas com Transtorno do Aspecto Autista (TEA). A reunião teve como objetivo debater sobre projetos referentes ao Mês do Autista.

 

 

No encontro, os representantes solicitaram algumas demandas ao gestor municipal, como a construção de um Centro de Referência em Tratamento para Pessoas Portadoras com TEA, além do benefício de passe livre no transporte público aos acompanhantes de pessoas portadoras do Aspecto Autista. De acordo Denise Dias, membro da AmapáAzul e mãe do Júlio Cesar, 9 anos, autista, o acolhimento a família é primordial na aceitação do diagnóstico da criança portadora do TEA.

 

“Quando desejamos ter um filho, queremos que ele seja ‘normal’, e quando o diagnóstico é entregue a nós, parece que o mundo desabará. Por isso, é necessário e importante ter esse acolhimento, também há a necessidade do Centro de Referência, pois quando a nossa mente está bem, com certeza, será transmitido na evolução dessas crianças”, mencionou Denise Dias.

 

O senador Randolfe comprometeu-se em fazer um levantamento dos projetos em tramitação no Senado, e na destinação de emenda para a construção do Centro. Ao final da reunião, Clécio anunciou para a próxima semana a liberação do passe livre aos acompanhantes das pessoas com autismo, além da inauguração (em abril), do Centro Especializado em Reabilitação.

 

“Enquanto aguardamos os recursos, trabalharemos com o que já está disponível, que é a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação, dando ênfase no tratamento de terapia de pessoas com deficiência intelectual motora”, afirmou prefeito.

 

Amelline Queiroz

Assessora de comunicação/PMM