‘Precisávamos dessa assistência’, diz Marleia Brito, durante ação de saúde nos terreiros

Os atendimentos seguem até sexta-feira (30) e consistem em retirada de CadÚnico, vacinação contra influenza e cuidados com a saúde.

Por Aline Paiva - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

“Fiquei feliz com o atendimento rápido, nós precisávamos dessa assistência’’, disse a dona de casa Marleia Brito, de 34 anos, durante a ação social Saúde nos Terreiros. O evento foi promovido nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas).

Marleia tem três filhos e aproveitou a oportunidade para levar o pequeno Adriano Brito, de 5 anos. ‘’Eu soube da ação através de um carro de som que passou anunciando. Moro aqui perto. Cheguei no terreiro do Pai Salvino e fui bem atendida. Fiz consulta para meu filho, atendimento psicológico, de atividade física e odontológico. Espero mais ações como essa”, conta.

A ação foi realizada no ‘Unso Lunda Nkisimbi Junsara’, conhecido por ser o primeiro terreiro de candomblé de nação angola do Amapá. O Tata Nkisi, Salvino dos Santos, conhecido como Pai Salvino, é o sacerdote da comunidade religiosa de matriz africana, localizada na zona sul de Macapá.

‘’Nossa casa tem 40 anos de história. Aqui temos candomblé angola, umbanda, mina, pena e maracá. Então, essas ações são muito importantes, pois nós enquanto sacerdotes, cuidamos da saúde espiritual das pessoas e agora estamos recebendo ajuda da Prefeitura. É bom unir a medicina com a saúde da religião. A ação beneficia os integrantes do terreiro e a comunidade da redondeza, além de combater o preconceito e racismo religioso’’, frisa o sacerdote.

Saúde nos terreiros
A ação Saúde nos Terreiros fomenta ações voltadas para as casas de matrizes africanas, na tentativa de valorizar e reafirmar a diversidade étnico-racial.

Durante as ações, são ofertados serviços de consulta jurídica e assistência social, com cadastro para auxilio alimentação, retirada e atualização do CadÚnico. No campo de cuidados à saúde, são realizados testes rápidos, atendimentos psicológicos, distribuição de kits odontológicos, orientações de atividades físicas e fisioterapêuticas, além de vacinação de influenza e sarampo para pessoas com doses indicadas.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, é papel do Instituto de Igualdade Racial facilitar o acesso aos serviços de saúde e assistência social para as comunidades tradicionais.

“A parceria com a Semsa e a Semas está promovendo o bem para as comunidades de terreiro e também para pessoas que moram próximas das casas de matriz africana. Nossa intenção é tornar os espaços locais de inclusão. Queremos expandir os atendimentos para outros terreiros, visando a promoção e prevenção à saúde integral da população das comunidades tradicionais de Macapá’’, enfatiza.

Os atendimentos e serviços continuam ao longo da semana. Na quinta-feira (29), das 8h às 12h, a Casa de Matriz Africana ‘Ilê Asé Ibi Olufoni’, do babalorixá Marcos José Ribeiro Dos Santos (Pai Marcos), receberá a ação social. O terreiro fica localizado no bairro Congós, zona sul de Macapá.

Na sexta-feira (30), a ação será realizada na Casa de Matriz Africana ‘Rundembo N’Inkici Avanju Kayango’, do babalorixá Orlando Alexandre Almada Rodrigues (Pai Vanjurê), no horário das 8h às 12h. O templo religioso de matriz africana fica localizado no Loteamento Açaí, zona norte de Macapá.