Praça Floriano é palco de diversão na Estação Criança, no último domingo de férias

Último domingo de férias escolares e a criançada fez a alegria na Praça Floriano Peixoto, durante a programação da Estação Criança. Música, teatro, capoeira e artesanato atraíram dezenas de famílias com o único objetivo, de aproveitar o fim de semana antes do retorno às aulas.

 

O autônomo Ronaldo Maciel, 56 anos, pai de quatro filhos, não quis perder a oportunidade. “É muito bom a prefeitura oferecer lazer para quem não pode pagar. Saímos de casa e encontramos cultura, música, e o melhor: de graça. A diversão é deles, mas me divirto junto com meus filhos”, afirmou.

 

Katiussy dos Santos, 38 anos, artesã, aproveitou a programação para mostrar o talento que herdou de família. “Toda minha família é de artesãos e, como faço parte do projeto desenvolvido no residencial onde moro, vim fazer minha estreia aqui para mostrar as criações”. Ela e mais 19 mulheres são participantes do projeto desenvolvido no Residencial São José, de trabalho técnico social por meio de cursos, ações educativas e oficinas de geração de renda.

 

“Desenvolvemos esse trabalho técnico com os residentes do São José há um ano, por iniciativa da prefeitura. O objetivo é fazer com que os moradores se apoderem do espaço onde vivem e possam também ter meios para geração de renda. A Estação Criança marcou a estreia desses empreendedores e foi só sucesso”, disse Rosana Duarte, uma das coordenadoras do programa.

 

Para os artistas, a programação da prefeitura colaborou para difundir cada vez mais a arte feita por eles. “Trabalhamos a arte pública, buscamos levar a poética do artista onde a comunidade está. Espaços como este são propícios à arte de rua e a Estação Criança trabalha esse conceito. Para nós, é sempre instigante nos apoderarmos desses espaços”, disse Alice Araújo, que interpreta a palhaça perualda do grupo Captta, uma das atrações presentes.

 

A Estação Criança fez parte da grade de programação do Macapá Verão que a prefeitura desenvolveu em diversas partes da cidade durante todo o mês de julho. Na Floriano, as atrações foram exposição O Tempo, da fotógrafa Gê Paula; exposição Ateliê Vivo, do artista Jeriel; contação de histórias com Angelita e Esmeraldina; cortejo artístico Carroça da Alegria, do grupo Captta; Associação de Capoeira Bimbinha e mestre Roberto Campos, Graham Companhia de Dança com o espetáculo Divertissement; Companhia Trecos Imundos, com o espetáculo Trate-me com Carinho; e companhia Teatração, com o espetáculo Todos contra o Aedes; e, ao final, show com a banda “Chocolate com Pipoca”. O evento contou com o apoio da Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal e Caixa Econômica.

 

Ruth Helena Carrera

Assessora de comunicação/PMM