Postos de saúde do Cantanzal e Tracajatuba I são reinaugurados pela Prefeitura de Macapá

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado do senador Davi Alcolumbre, reinaugurou no fim de semana dois postos de saúde nas comunidades do Cantanzal e Tracajatuba I, no distrito do Pacuí. As unidades, que há anos não passavam por reforma, foram totalmente recuperadas com recursos de emenda parlamentar do senador Davi, no valor de R$ 124 mil (Cantanzal) e R$ 128 mil (Tracajatuba I).

“A entrega dessas unidades é mais um dia de festa para o sistema de saúde de Macapá, que, com apoio e ajuda do senador Davi, tem proporcionado ao Município fazer mais obras importantes, como estas. São mais dois postos de saúde que estão sendo entregues para a população e que, certamente, irá trazer melhor atendimento para as comunidades, que hoje recebem unidades reformadas, climatizadas, equipadas e abastecidas de medicamentos”, disse o secretário municipal de Saúde, Eldren Lage. 

 

A nova estrutura das unidades conta com seis salas, sendo dois consultórios, sala de procedimentos, farmácia totalmente abastecida, recepção e banheiro. O vereador Caetano Bentes falou das melhorias e dos avanços apresentados pela prefeitura nos distritos da capital. “Chegar aqui [ao Pacuí] e ver que, mesmo com todas as dificuldades e sem qualquer ajuda do governo, a prefeitura tem conseguido, com muita reponsabilidade, reformar, construir e entregar equipamentos como estas unidades para melhorar a vida dessas pessoas é demais gratificante”, observou. 

 

Durante a solenidade, Clécio destacou o importante do papel dos senadores Davi e Randolfe Rodrigues na concretização das obras. “Como não temos ajuda do governo, a gente conta com as dos senadores Davi e Randolfe, que são hoje os maiores esteios que temos no município e que não têm medido esforços em alocar recursos para que a gente possa executar essas obras. Estamos trabalhando devagar, fazendo e honrado com os nossos compromissos, hoje, com a entrega de mais duas unidades na região”, ressaltou. 

 

Clécio aproveitou para comunicar sobre as outras obras que serão entregues pela prefeitura. “A gente tem pouco recurso, mas com o apoio que temos estamos reformando e recuperando toda a área da saúde. Além das UBS’s novas, temos unidades sendo reformadas, o Centro de Reabilitação, a UBS fluvial, além de outros empreendimentos que irão melhor atender as comunidades”, informou.

 

O senador Davi destacou o comprometimento da administração municipal com a destinação do recurso. “Estamos aqui hoje na comunidade não apenas para fiscalizar e para prestar contas dos recursos que destinamos para a essa obra, mas também para comemorar. Quando a gente vê mais uma unidade de saúde ou qualquer outra obra fruto de emenda parlamentar nossa sendo entregue à população é muito importante para nós, pois a gente vê que na ponta o Município está fazendo a sua parte, conseguindo melhorar a vida das pessoas que tanto necessitam”, ponderou.  

 

Luciene Pantoja, agente distrital de Santa Luzia do Picuí, agradeceu a reinauguração das unidades que irão atender além dos moradores de Cantanzal e Tracajatuba I. “Estamos muito felizes pelo lindo projeto que o prefeito Clécio vem desenvolvendo dentro dos distritos de Macapá e, principalmente, aqui na nossa região, trazendo melhorias para a nossa saúde, proporcionando qualidade de vida aos moradores daqui. Agora, devolvendo nossos postos de saúde reformados, equipados e com equipes capacitadas para cuidar da nossa população, que tanto necessitava desse reforço”, relatou. 

 

Com estas unidades, já são 38 obras entregues na gestão do prefeito Clécio na área da saúde, que, além das UBS’s, reformou as bases do Samu, academias ao ar livre, Farmácia Popular, Central de Imunização, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e o Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa). Durante a passagem pelo distrito, o prefeito visitou também as comunidades de São Sebastião da Boa Vista e São Benedito do Pacuí, para conversar com os moradores e fiscalizar obras que estão sendo feitas pelo Município. 

 

Também participaram da solenidade de entrega das unidades o prefeito do município de Itaubal, José Serafim; o presidente da Câmara de Vereadores de Itaubal, Jaison Picanço; o vereador  do município de Itaubal, Professor Cleisiel; o presidente da Associação de Moradores de Cantanzal, Nei Coelho; a subsecretária de Saúde, Tânia Vilhena; o deputado estadual Paulo Lemos; o agente distrital de Tracajatuba I, Moacir Lopes; o coordenador das Agências Distritais do Município, Adail Barriga e o secretariado municipal. 

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM