Posto de saúde é entregue à comunidade do Igarapé Amazonas

A Prefeitura de Macapá inaugurou no sábado, 6, o Posto de Saúde Igarapé Amazonas, localizado no distrito de Carapanatuba. A unidade, que foi completamente levada pelo processo de erosão que acontece na região, começou a ser reconstruída no fim de 2018, por meio de parceria entre Município, Associação Agroextrativista e empresa Sambazon.

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, parabenizou a iniciativa e falou da importância de zelar pelo espaço, que irá atender mais 12 comunidades vizinhas. “Meu desejo é que todos cuidem desse posto. É importante que cada um ajude a manter um ambiente saudável para beneficiar todos aqueles que busquem por atendimento”, disse.

 

O prefeito Clécio Luís falou das dificuldades do Município em conseguir recursos para a execução de obras, mas que, com a parceria e força de vontade, é possível mudar essa realidade. Para a obra, a Secretaria de Saúde custeou parte do material, como louças sanitárias, caixa e bomba d’água, canos e adaptadores, e equipou o local com mesas, cadeiras, escadas, prateleiras, ventiladores, aparelho de nebulização, cilindro de oxigênio, além de material de expediente. “Se fôssemos esperar a prefeitura ter recursos para fazer uma unidade como essa, modesta, simples, mas funcional, não teríamos feito. Hoje, estamos inaugurando um posto fruto de um esforço coletivo e cabe a todos nós fazê-lo funcionar”.

 

A empresa Sambazon doou toda a madeira utilizada para a construção. De acordo com o diretor de operações da empresa, Mauricio Navega, esse tipo de parceria faz parte da política desenvolvida por eles. “Estamos desde 2016 operando no Amapá e parcerias como essa são a forma que a gente tem de retribuir as comunidades que são envolvidas pela cadeia produtiva do açaí. Quando a associação nos procurou com essa demanda, não hesitamos, pois, ações como essa proporcionam mais qualidade de vida a todos”, afirmou. 

 

A construção de um posto era muito esperada por todos, que, por meio da Associação Agroextrativista, provocou a prefeitura para efetuar a parceria. Para custear as esquadrarias e parte da mão de obra utilizada na reforma, os moradores se mobilizaram para promover rifas e bingos e arrecadar recurso. Hoje, a estrutura conta com consultório, sala de curativo, farmácia, copa, banheiro e recepção. “Estamos felizes com esse momento, que era muito esperado por todos nós, que precisávamos de um espaço digno para fazer os atendimentos. O momento agora é só para agradecer o envolvimento de todos e comemorar mais essa conquista da comunidade”, comentou com alegria o presidente da associação, José Saraiva.   

 

Para a prestação dos serviços de saúde, os moradores contam com um profissional técnico de enfermagem na comunidade e o atendimento, uma vez por semana, de uma Equipe de Saúde da Família (ESF), formada por médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também participaram da cerimônia de inauguração o deputado estadual Paulo Lemos e o vereador Caetano Bentes. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa