População relata alívio e preocupação após resultados de testes em ação de combate à Covid-19 em Macapá

Mais de 250 profissionais da saúde foram mobilizados na força tarefa da prefeitura e Ministério da Saúde neste sábado (22).

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Saúde

Em diferentes pontos da capital, a Prefeitura de Macapá em parceria com o Ministério da Saúde executou neste sábado (22), uma ampla ação de vacinação e testagem rápida para a Covid-19. A mobilização envolveu quatro pontos e mais de 250 profissionais da saúde.

A professora Nelma Deniur, de 56 anos de idade, conta que perdeu um tio e muitos amigos durante a pandemia. Ela escolheu o drive thru da Praça Floriano Peixoto, no centro da cidade, para fazer o teste.

“Comecei a sentir dor de cabeça, espirro e muita coriza. Sintomas de gripe. Fui ao Centro Covid do Santa Inês, fiz exame e deu positivo. O médico passou os remédios, fiquei em casa em isolamento e saí hoje para fazer de novo o teste. Deu negativo, graças à Deus! Estou curada”, comemora.

Alívio também para o administrador Jean Carlos, de 49 anos, que ficou sabendo da ação pelas redes sociais.

“Assim que soube, me programei pra vir. Fiz o teste e recebi o resultado: negativo, graça a Deus! Peguei Covid em 2020, mas não precisei tomar remédios porque fiquei assintomático”, conta.

Para atingir o maior número possível de pessoas e assim ampliar a cobertura vacinal e a detecção de casos, o drive thru da Floriano atendeu a população de carro e estendeu os serviços também para quem estava a pé.

Apreensiva, Brenda Lima, de 24 anos, aguardava na fila para o teste. Ela trabalha como auxiliar de escrevente e relatou que vários colegas estavam afastados do serviço por conta da doença. “Peguei Coronavírus duas vezes e me curei. Graças a Deus, não precisei estar em hospital ou UPA”.

Após perder uma irmã para a Covid-19, o vendedor autônomo Benedito Santana, de 64 anos, sempre fica atento aos sintomas. Preocupado, resolveu fazer o exame durante a ação de testagem da prefeitura.

“Fui positivado, infelizmente. Mas já conversei com o médico aqui da ação e ele me orientou buscar medicação no Centro de Covid do Santa Inês. Depois disso, ficar em casa repousando”, disse em tom de preocupação.

A força tarefa montada pela prefeitura e o Ministério da Saúde ofereceu testagem rápida e cobertura vacinal, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose dos imunizantes e detectar possíveis casos de infecção pela doença. Os atendimentos foram concentrados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e drive-thru da praça Floriano Peixoto, no centro da cidade. E no CEU das Artes da zona sul e no Centro de Especialidades Papaléo Paes, na zona norte.