População macapaense é alertada quanto ao descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Macapá tem feito a limpeza em diversos pontos da cidade, inclusive onde existe o descarte ilegal de lixo, como, por exemplo, nos canteiros centrais da cidade. No entanto, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) alerta que o despejo irregular de resíduos é passível de multa grave, prevista no Artigo 11° da Lei 054/2008, no valor de R$ 1 mil. 

Segundo o titular da Semur, Augusto Almeida, essas ações mantêm os bairros mais limpos e livres de doenças infectocontagiosas, melhorando a qualidade de vida dos macapaenses. “A secretaria destaca que o lixo deve ser colocado para fora de casa nos dias e horários que constam na escala divulgada. Temos que zelar, estamos limpando incessantemente a cidade, pois ela limpa também se evita doenças. Pedimos que só coloquem o resíduo na via pública na data agendada para a coleta. Caso contrário, o morador poderá ser multado”, alerta.

 

A prefeitura é responsável pela limpeza do canteiro central da Claudomiro de Moraes, Mendonça Furtado, Iracema Carvão Nunes, Diógenes Silva e Feliciano Coelho. O canteiro da Rodovia Tancredo Neves é de responsabilidade do Governo do Estado, mas a Semur já limpou diversas vezes.

 

Confira o horário de Coleta de Resíduos Sólidos em Macapá:

 

Zona Sul

Dias: segundas, quartas e sextas-feiras

 

Zona Norte

Dias: terça, quinta e sábado

 

Feiras e centro comercial

Diária (segunda a domingo)

 

Coleta noturna, a partir das 19h:

 

Segunda a sábado: Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Jesus de Nazaré.

 

Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho.

Terças, quintas e sábados: Coração e Loteamento Platon.

 

Coleta diurna, a partir das 7h:

 

Segundas, quartas e sextas-feiras: Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto Embrapa.

 

Terças, quintas e sábados: Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

 

Assessoria de Comunicação/Semur

 

Fotos: Gabriel Flores