População aprova sistema binário implantado nas avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio

A modificação no fluxo das vias aconteceu no segundo semestre de 2021 e trouxe benefícios para motoristas, pedestre e moradores.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A implantação do sistema binário das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio foi aprovada pela população de Macapá, que vem respeitando a sinalização vertical e horizontal das vias. Com pouco menos de dois meses de implantação, o trânsito dos trechos se tornou mais flexível e seguro, possibilitando agilidade, já que os carros transitam em sentido único em cada avenida.

Moacir Anaice, morador da Padre Júlio, reforça que Macapá está no auge do seu crescimento econômico, cultural e social e o sistema binário só melhora o trânsito da cidade.

“A cidade está crescendo e a administração pública está correta em acompanhar esse desenvolvimento e, principalmente, trabalhar projetos inovadores como esse do binário. Minha rotina mudou pra melhor, antes eu passava cerca de 10 minutos para sair da garagem de minha residência devido ao fluxo de veículos, esse problema acabou, graças à educação no trânsito devido ao sistema”, ressaltou o morador.

O sistema binário trouxe benefícios para os motoristas, pedestre e moradores das vias. A população enfatiza que a mudança é futurista e que o trânsito da capital precisa se adequar às demais cidades grandes. A jovem Monique Teixeira evitava ir ao centro de carro por ter um certo medo de transitar entre tantos veículos, mas agora se sente mais confiante.

Já para o taxista, Benjamim dos Anjos, o sistema binário facilita a rotas e flui as vias, impedindo os congestionamentos de veículos, comuns nos horários de pico. “Transitar no horário de 12h às 14h nas vias do sistema binário era um tormento, os carros ficavam engarrafados, um sufoco. Tudo isso mudou, ficou mais fácil, simples, descomplicado”, conta.

A Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), implantou o sistema binário nas avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd no dia 30 de outubro. Com a mudança, a avenida Padre Júlio passou a ser sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).