PMM apresenta práticas exitosas na mostra Amapá Aqui tem SUS

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) apresentou na noite de quinta-feira, 28, suas práticas exitosas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante a I Mostra Amapá Aqui tem SUS, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Amapá (Cosems/AP). O objetivo é estimular a criação e o planejamento de iniciativas que possam melhorar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

No total, foram inscritos 31 projetos dos municípios amapaenses. Macapá inscreveu dois projetos, o de Consultório Na Rua, com propostas de intervenção por meio de “mini ações”; e a experiência do município no tratamento adequado de todos os casos diagnosticados de tuberculose. “Precisamos mostrar que no Amapá tem SUS, e com união e força de vontade que conseguimos mostrar nosso trabalho. Vivemos 30 anos do SUS e não é uma vivência fácil. E, mesmo diante da redução dos recursos, não podemos desistir de ter uma saúde pública de qualidade. É por isso que estamos aqui”, destacou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli. 

 

Nadir Lamarão, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, apresentou o fluxograma de atendimento desenvolvido pela coordenação e os índices de cura apontados pelo Ministério da Saúde, que classificou Macapá como a segunda capital brasileira da região Norte com melhor cura dos pacientes. “Estou confiante no nosso trabalho e, principalmente, com os resultados positivos que já tivemos. Em 2013, Macapá era a pior capital em cura da tuberculose, e hoje estamos em posição de destaque com mais de 87% dos nossos pacientes curados”.

 

Os trabalhos serão avaliados por uma banca de especialistas e os mais bem-conceituados estarão automaticamente inscritos para o certame nacional, que irá acontecer em julho, em Brasília.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa