Plano de arborização segue com meta de plantar 5 mil árvores em seis meses em toda Macapá

Em quatro anos serão mais de 20 mil novas árvores que vão integrar o paisagismo da cidade

Por Elisa Maciel -

Macapá aos poucos tem ganhado ambientes mais bonitos e bem cuidados. Praças, rotatórias, ruas, avenidas e outros espaços urbanos passam a contar com projetos de paisagismo, e é com a meta de fazer o plantio de 5 mil mudas de árvores, entre os meses de dezembro e junho, que a prefeitura deu início nesta quarta-feira (21) a mais uma etapa do Plano de Arborização da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) está à frente da ação, em parceria com as secretarias de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Zeladoria Urbana e de Agricultura (Semag).

Esse novo cronograma começou pelo bairro Perpétuo Socorro, onde nesta manhã foram plantadas 50 mudas das espécies Ipê e Pau-ferro, árvores frondosas e ornamentais. Todos os bairros serão contemplados.

O trabalho na verdade já iniciou desde o início da gestão e avança para toda a cidade. Além da plantação de árvores, os espaços que recebem a intervenção da prefeitura também recebem pintura, limpeza e arte em muros, dando um colorido ao local.

O secretário da Semam, Marcelo Oliveira, reforçou que a meta é plantar 5 mil mudas durante todo o período de inverno, para que em quatro anos cerca de 20 mil árvores passem a compor o paisagismo da capital.

“Uma cidade arborizada ameniza os efeitos da poluição e, além de ficar mais bonita, gera conforto térmico. Sentimos que a onda de calor em Macapá está cada vez mais forte, então precisamos avançar com o plantio dessas mudas”, destacou o gestor.

A iniciativa é resultado do mapeamento realizado pela Semmopp, que está diariamente em contato com a população e conseguiu visualizar os bairros com maior carência de árvores. Segundo a secretária Caroline Almeida, titular dessa pasta, o foco é tornar os bairros de Macapá mais verdes e arejados.

“Localizamos áreas que já tiveram lixeira viciadas e também mapeamos os locais que a população nos pediu. Através desta ação vamos deixar nossa Macapá ainda mais linda”, ressaltou a secretária da Semmopp.