Ação foi promovida pela Semas e Semsa | Foto: Rogério Lameira/PMM
Limpeza, remoção de tártaro, aplicação de flúor, restauração e extração de dente foram os serviços odontológicos oferecidos pela Prefeitura de Macapá para quem é atendido no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
Cerca de 20 usuários participaram, nesta terça-feira (29), da ação foi promovida em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa).
José Silva tem 51 anos e frequenta o Centro Pop há mais de 2 anos. Ele conta que aproveitou o momento para fazer uma restauração e durante o procedimento já recebeu o encaminhamento para confecção de uma prótese dentária, que será feita no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
Ele diz que a ação é importante para aqueles que vivem nas ruas e não possuem condições de acesso a um tratamento de saúde bucal.
“É um cuidado diferenciado para nós que moramos nas ruas. Precisamos disso porque muitos não tem condições de ir até um posto ou até mesmo tem medo de ser atendido. Ainda tem muito preconceito na sociedade”, diz.
José Silva, usuário do Centro Pop, durante atendimento odontológico | Foto: Rogério Lameira/PMM
A equipe do Consultório na Rua, responsável pela promoção da ação, destaca que é importante a promoção de iniciativas de atenção integral para este grupo.
“Nossos usuários são naturalmente abandonados e esquecidos por familiares, cônjuges e conhecidos. Além disso, ainda há um estigma para que a pessoa em situação de rua procure o atendimento de forma espontânea. Em função disso promovemos ações para garantir que eles tenham qualidade de vida e um atendimento de saúde com dignidade”, destaca o enfermeiro e coordenador da equipe, Cássio Monteiro.