Skip to content

Pessoas em situação de rua atendidas no Centro Pop participam de conversa sobre mudança de vida

Conselheira nacional de Igualdade Racial, Silvia Wajãpi, visitou a unidade e contou sua experiência após sair das ruas.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Usuários do Centro Pop participam de palestra motivacional  | Foto: Rogério Lameira/PMM

Pessoas em extrema vulnerabilidade social que recebem atendimento pelo Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) em Macapá, participaram nesta sexta-feira (4), de uma conversa sobre as possibilidades de mudar a realidade em que vivem.

A palestra foi ministrada pela conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial, Silvia Nobre Wajãpi, que contou sua experiência de vida como ex-cidadã de rua à primeira mulher indígena com patente no Exército.

‘’Sou indígena daqui do Amapá e fui menina de rua. Preciso devolver para vocês o que a sociedade me deu. Decidi ir embora para o Rio de Janeiro aos 14 anos. Sem ninguém, passei a ser uma pessoa que vivia na rua. Mas, também fui a primeira mulher indígena a ser oficial das forças armadas e secretária de saúde’’, conta Silvia.

Frequentador do Centro Pop, Rodrigo Oliveira Barbosa, de 46 anos, foi quem convidou a palestrante. Após se recuperar do alcoolismo, ele conheceu a história da conselheira, e pediu que ela compartilhasse as vivências com os colegas.

‘’A palestra traz esperança e eles precisam muito, pois não acreditam mais em nada. Eu frequento o Centro Pop há 6 anos e já estou há 3 anos fora do álcool. Não fui para rua porque quis, e sim porque perdi um filho em um acidente de carro. Superei e hoje sou treinador oficial de futebol. Meu objetivo é juntar meus colegas para jogar bola’’, conta Barbosa.

O Centro Pop é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e atende diariamente cerca de 30 pessoas. A unidade oferece alimentação, banho e atendimento sociais.

Serviço
O centro fica localizado na passagem Ana Nery, s/n, bairro Perpétuo Socorro, atrás do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União.