Pesquisadores apresentam “Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia do Foz do Amazonas” à Prefeitura de Macapá

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu nesta quarta-feira, 21, pesquisadores da Coordenação do Mapeamento e Elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental para o derramamento de óleo na Foz do Amazonas (Cartas SAO FZA). Na oportunidade, os estudiosos apresentaram o exemplar do “Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia do Foz do Amazonas”. A publicação da obra objetiva tomar decisões no que concerne aos planejamentos de ações de emergência e contingenciamento em necessidade de um potencial derramamento de óleo na Foz do Amazonas.

“Eu, como geógrafo, me sinto privilegiado por ter em mãos uma pesquisa tão rica como essa, que fala sobre a foz, assunto desconhecido pela maioria da população. Além disso, a coordenadora do projeto é amapaense, a pesquisadora Valdenira Ferreira, autora da pesquisa das praias de bolso, inclusive, a nossa prainha de bolso da Fazendinha, que foi sucesso no Macapá Verão deste ano e se transformou em realidade graças a esta pesquisa”, contou o prefeito.

 

A pesquisadora do Iepa, Valdenira Ferreira, disse que a entrega do Atlas faz parte de uma agenda nacional. “Viemos aqui entregar pessoalmente ao prefeito para que ele também tenha conhecimento de nossa pesquisa. Além disso, é necessário estreitar os laços com a gestão municipal, para que este processo de pesquisa seja disseminado de dentro para fora”, enfatizou.

 

Estiveram presentes no encontro Cristiano Mendel Martins, professor da UFPA, os secretários de Planejamento, Paulo Mendes; das Subprefeituras, Dejalma Espírito Santo; de Finanças, Jesus Vidal e de Governo, Jorge Pires; e o diretor do Parque Zoobotânico, Richard Madureira.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Nayana Magalhães