Pesquisa avalia saúde bucal da população de Macapá

Equipes coletam informações em campo entre os dias 3 e 24 de junho.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Equipes vão até as residências coletar dados e realizar avaliação de saúde bucal | Foto: Abel Neto/PMM

Com o objetivo avaliar a saúde bucal dos munícipes e identificar as principais doenças, agentes comunitários de Saúde, auxiliares em Saúde Bucal e cirurgiões-dentistas da Prefeitura de Macapá iniciaram, na sexta-feira (3), a primeira etapa do Projeto SB Brasil.

O SB Brasil é um levantamento nacional que auxilia na identificação de cárie e traumatismo dentário, doenças periodontais, além da necessidade de próteses. Mais de 50 mil brasileiros serão examinados durante o projeto, com a finalidade de aprimorar as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à saúde bucal. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) formou 10 equipes compostas por arrolador, anotador e examinador, que foram capacitadas durante todo mês de maio. A coleta de dados acontece em 21 bairros da capital, simultaneamente, até o dia 24 de junho. 

Neste primeiro momento, será realizada a coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionários. Em seguida, a equipe fará a avaliação da saúde bucal com um exame físico para o público de 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Assim, serão identificadas as necessidades e agravos bucais mais prevalentes e o impacto dessas doenças na qualidade de vida.

“Na primeira e segunda fase, os agentes comunitários de Saúde realizam o levantamento das residências nos bairros selecionados e coletam dados dos moradores, por meio de equipamentos cedidos pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Com isso serão selecionados os munícipes que se encaixam nos critérios etários, biológicos e socioeconômicos do estudo”, detalha o coordenador de Saúde Bucal do município, Patrick Alfaia.

Pesquisa conta com o apoio do IBGE | Foto: Abel Neto/PMM

Na terceira fase do levantamento, um cirurgião dentista e um auxiliar de Saúde Bucal irão até a casa dos cidadãos participantes para realizar um exame bucal. “Lembrando que no exame de saúde bucal serão seguidas todas as normas de biossegurança”, acrescenta Patrick Alfaia.

Bairros contemplados com a pesquisa
Moradores dos bairros Novo horizonte, Jardim 1, Beirol, Buritizal, Novo Buritizal, Santa Rita, Centro, Brasil Novo, macapaba, Condomínio Bela vista, Renascer, São Lázaro, Universidade, Zerão, Açaí, bairro São José, Infraero 1, Congos, marabaixo, Igarapé da Fortaleza e Morada das Palmeiras, serão contemplados com o projeto SB Brasil.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.