‘Pedi na minha carta que o sonho do meu pai, de criar o Mercado, seja mantido’, disse Rudá Carvão Nunes na plantação da cápsula do tempo

A programação de aniversário do Mercado Central contou com trilha musical da guarda municipal, plantação de árvore, corte do bolo e apresentação da segunda etapa da obra de construção de novos blocos.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Rudá Carvão Nunes tinha apenas 3 anos de idade quando o Mercado Central foi inaugurado. Ele estava acompanhado do seu pai, o então governador Janary Gentil Nunes, idealizador da construção.

Neste 13 de setembro de 2021, quando o mercado comemora 68 anos de criação, o Rudá, crianças de todos os 16 municípios do estado e alguns pioneiros e autoridades políticas, escreveram cartas com desejos e pedidos para o futuro. 

Sem querer dar spoiller sobre o conteúdo da carta, Rudá pediu para que o Mercado, sonho do seu pai, fosse mantido e preservado.

“Eu me sinto extremamente feliz porque eu nasci aqui, eu acompanhei a paixão que o meu pai tinha por essa terra e estou participando do desenvolvimento do Amapá”, finalizou.

A cápsula foi construída como parte da programação montada para celebrar o aniversário do Mercado Central e deverá ser aberta em 22 anos, quando o território do Amapá comemorará 100 anos de criação.

A festa começou pela manhã cedinho com a alvorada festiva que foi acompanhada por um cenário digno de cartão posta: um belo nascer do sol em frente a Fortaleza de São José. A trilha musical ficou por conta da banda da guarda municipal. 

“Hoje é uma data muito especial e projetar o nosso estado para os próximos anos é a continuação do que já estamos fazendo, quando discutimos questões como saneamento básico, água tratada, investimentos em cultura, turismo, esporte. E queremos estar aqui novamente daqui a 22 anos para fazer o check list do que realmente conseguimos avançar. Esse é um momento de muita felicidade e eu quero desejar a todos um feliz feriado”, disse o prefeito Dr. Furlan. 

Os presentes participaram da plantação de uma muda de amapazeiro, que vai florescer até a abertura da cápsula. Houve também o corte do bolo com os merecidos parabéns e apresentação da segunda etapa da obra do Mercado Central. 

Obra
O Mercado Central ganhará uma nova área comercial, que completará o projeto de reforma e revitalização do ponto turístico.

A nova fase de obras compreende o perímetro da avenida Antônio Coelho de Carvalho com a rua São José e conta com recursos enviados pelo senador Randolfe Rodrigues no total de R$ 1,3 milhão. 

“O Mercado é um monumento que conta a história da nossa gente e um monumento do nosso povo. Por isso decidimos apresentar à sociedade macapaense a obra de 2° e 3° etapa no 13 setembro, dia histórico da sua inauguração”, disse o senador. 

Na área de mais de 704m² serão construídos 60 boxes divididos em 3 blocos com 20 boxes cada, que vão abrigar os empreendedores. Além de dois banheiros com acessibilidade e um depósito para material de limpeza.

A obra será executada pela Semob. O secretário da pasta, Cássio Cruz, diz que a nova construção trará conforto, dignidade e modernidade.

“O projeto foi pensando para atender as necessidades dos empreendedores sem deixar de lado a arquitetura característica do mercado e sua importância histórica para Macapá”, finalizou.

Programação 
A programação especial de aniversário do Mercado Central continuou durante o dia com o concurso de gastronomia Enchef’s Brasil, às 15h.

Depois a continuação de campeonato de skate. Já a noite, a partir das 18,h exposição de carros antigos e o encerramento aconteceu com um baile.

O evento foi preparado em parceria com o mandato do senador Randolfe Rodrigues, a Assembleia Legislativa do Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Todas as atividades foram dedicadas à valorização das riquezas do estado e dos patrimônios culturais de Macapá.

História
O Mercado Central foi construído durante o governo de Janary Gentil Nunes e inaugurado no dia 13 de setembro de 1953, dez anos após a transformação do território do Amapá em estado.

O local era ponto de encontro para compra de alimentos. Esses empreendedores foram importantes para o início das atividades comerciais do estado.

Consuelo Gomes é uma das comerciantes pioneiras. Trabalhou no Mercado Central há muitos anos e acompanhou as mudanças estrutura do local.

“As novas obras vão ser ótimas para todos os empreendedores. Eu quero que o Mercado melhore cada vez mais, isso aumenta a circulação de clientes. Vamos lutar para manter o mercado sempre bonito”, disse a comerciante.

Estiveram presentes também os secretários municipais; a procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Ivana Cei; o senador Randolfe Rodrigues; os vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca; os secretários de Estado, Evandro Milhomem (Cultura), Joel Borges (Políticas para Afrodescendentes); e o deputado estadual Paulo Lemos.